1918, 1938, 1989 e mais: Alemanha comemora 9 de novembro

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

9 de novembro de 2018

Na Alemanha, comemorou hoje 9 de novembro repetidamente colocar uma marca indelével na história do fim da Primeira Guerra Mundial foi a data na República de Weimar foi fundada, com a crise nos anos 1919 a 1923 e novamente de 1930: a República não revelou um terreno fértil para o regime nazista de Adolf Hitler.

Em 1938, os judeus e suas posses foram atacados: 1400 sinagogas foram queimadas e demolidas, 7.500 lojas e empresas de judeus destruídos, muitas casas, escolas, cemitérios e hospitais judeus tiveram que pagar por isso. Naquela noite a história caiu como a Kristallnacht (A Noite dos Cristais).

A virada de uma ordem completamente diferente ocorreu em 1989. No dia 9 de novembro, o Muro de Berlim caiu. Isso marcou o fim da divisão da Alemanha e anunciou a queda do comunismo na Europa Oriental. Isso resultou em uma década de prosperidade econômica e liberdades democráticas nos anos noventa.

Fontes

Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati