17 países foram afetados pela crise dos ovos contaminados

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal Saúde
Outras notícias sobre saúde


12 de agosto de 2017

17 países foram afetados pela crise dos ovos contaminados nesta sexta-feira (11). Os países afetados são Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, França, Holanda, Hong Kong, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Polônia, Reino Unido, Romênia, Suécia e Suíça.

O motivo da crise foi o uso de um inseticida chamada de fipronil, que é proibido na criação de galinhas. Conforme a imprensa holandesa, a empresa que usou o inseticida chama-se ChickFriend. Na quinta-feira (10), dois diretores da empresa foram detidos na Holanda, conforme informações da Procuradoria. Até agora, foram realizadas oito operações de busca na Holanda e onze operações na Bélgica.

A origem do escândalo também pode ter relação com a empresa belga Poultry-Vision, onde foram apreendidos 6.000 mil litros de fipronil no mês de julho. Conforme a Procuradoria, o diretor dessa empresa foi interrogado pouco depois da apreensão do produto, e foi liberado sob algumas condições.

O fipronil é um inseticida presente em produtos veterinários utilizados para vários animais de estimação contra ameaças que possam comprometer a saúde. O uso desse produto é proibido em criadouros de animais usados na alimentação na União Europeia. Se for ingerido em grande quantidade, pode causar problemas de saúde no corpo humano.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati