“Se não houver diesel, pode ocorrer uma catástrofe alimentar” na Venezuela, diz especialista

Fonte: Wikinotícias

15 de março de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O agravamento da escassez de diesel, combustível do qual depende 80% do sistema agroalimentar venezuelano, impossibilitou o desenvolvimento das atividades agronômicas no país, alerta Saúl López, presidente da Sociedade Venezuelana de Engenheiros Agrônomos.

Questionado pela Voz da América sobre a situação alimentar na Venezuela caso persista a escassez de combustível, o especialista afirma que "se não houver diesel aqui pode ocorrer uma catástrofe alimentar" e frisou que é necessário envidar "todos os esforços" para que têm acesso a combustível.

“Em vez de chegar a 25% dos níveis de perda de safra nas unidades de produção, poderíamos chegar a 40% ou 50%, e isso nos preocupa, por isso pedimos ao Estado venezuelano que trate e priorize a questão do diesel”, Diz López.

“Outra coisa é o transporte de alimentos para os centros de consumo. Caracas, que é a cidade com maior estoque de alimentos, estamos falando do fato de poder manter o abastecimento por no máximo 35 dias sem que novos produtos cheguem, e as demais cidades muito menos”, acrescenta o engenheiro.

Afirma ainda que quem consegue armazenar gasóleo “só poderá semear porque todo o maquinário e implementos, mesmo a sementeira directa, que dispensa o preparo do solo, também necessita de gasóleo”.

López acredita que uma das soluções para a escassez seria o governo aumentar o preço do combustível necessário para o transporte de alimentos, remédios, transporte público, máquinas agrícolas e geradores elétricos.

“O ideal seria que colocassem o custo a um preço internacional, como aconteceu com a gasolina, e eliminassem aquele subsídio absurdo que afinal faz com que o produto não esteja disponível e que nem o Estado tem renda para se igualar compre mais no mercado internacional”, explica.

Fontes