Úmaro Sissoco Embaló recebe apoio do MADEM-G15 para candidatura às Presidenciais de Novembro

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência VOA

9 de agosto de 2019

O antigo primeiro-ministro guineense Úmaro Sissoco Embaló vai ter o apoio do Movimento para a Alternância Democrata-G 15 (MADEM-G15), na eleição presidencial de 24 de novembro.

Embaló, terceiro coordenador do MADEM-G15, obteve 297 votos num total de 428 membros do Conselho Nacional do segundo maior partido do país, reunido ontem em Bissau.

Cerca de 140 membros não compareceram.

A Comissão Ad Hoc encarregue de organizar o processo das primárias para a eleição presidencial de novembro, teria no entanto, recebido pedidos de apoio do atual presidente José Mário Vaz e do jurista Carlos Vamain, mas devido à ausência deles, o único candidato apresentado foi o antigo primeiro-ministro Embaló.

Outros candidatos

Há duas semanas, o Movimento Botche Candé, liderado pelo conselheiro presidencial Botche Candé, organizou um evento de apoio à candidatura do Chefe de Estado, que prometeu uma resposta para breve.

Fontes bem informadas em Bissau garantem que Vaz deve anunciar em breve a sua recandidatura, que, ao contrário de 2014, não terá o apoio do PAIGC.

Do lado do partido no poder, Cipriano Cassamá, presidente do Parlamento, já anunciou a sua intenção de se candidatar, e o antigo líder do partido e ex-primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, também, mas algumas fontes em Bissau indicam que este último terá também pedido apoio ao MADEM-G15, o que não foi confirmado oficialmente.

Entretanto, vários setores dentro do PAIGC têm pedido ao presidente do partido, Domingos Simões Pereira, que concorra à Presidência.

Fonte

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati