Último arsenal químico sírio será destruído em 2015

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

6 de novembro de 2014

Síria

A comissão conjunta da Organização das Nações Unidas e da Organização para a Proibição de Armas Químicas informou que os trabalhos de destruição das últimas fábricas de armas químicas na Síria devem terminar em 2015. A comissão informou, durante sessão do Conselho de Segurança da ONU, que, a partir deste mês, serão demolidas 13 unidades de produção.

O embaixador australiano Gary Quinlan disse que os preparativos para começar a destruição das 13 unidades restantes, de sete hangares e de cinco túneis subterrâneos deverão iniciar no fim deste mês e devem terminar no verão de 2015 (entre junho e agosto). O governo de Damasco aceitou, em setembro de 2013, uma petição russa de pôr seu arsenal de armas químicas sob controle internacional para destruição, reafirmando seu desejo de paz. Em dezembro, a Síria solicitou sua adesão à Convenção sobre a Proibição do Desenvolvimento, Produção, Armazenagem e Utilização de Armas Químicas e sobre Sua Destruição.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati