Saltar para o conteúdo

Foguetes atingem base militar dos Estados Unidos no leste da Síria

Fonte: Wikinotícias

23 de outubro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma base militar dos Estados Unidos no campo de gás Conoco, no leste da Síria, foi atingida por uma barragem de foguetes, provocando ataques retaliatórios das forças americanas em aldeias próximas, de acordo com relatos da televisão libanesa al-Mayadeen. Seis foguetes foram lançados contra a base dos EUA na região de Deir ez-Zur, com quatro atingindo com sucesso alvos dentro da instalação militar, disse uma fonte local a al-Mayadeen. Os foguetes teriam atingido a estação de radar dentro da base, causando explosões altas.

Pouco depois do ataque, as forças dos Estados Unidos lançaram ataques aéreos em sete aldeias a leste do rio Eufrates, sob controle do governo sírio. As aldeias visadas incluíam Hatla, Marat, Khasham e áreas próximas a Huwaijat Saker e Huwaijat al-Muray'iya.

Os ataques seguem uma série de ataques a instalações militares dos Estados Unidos no Iraque e na Síria pelas forças de resistência iraquianas, impulsionados pelo crescente sentimento anti-Estados Unidos sobre o apoio de Washington a Israel em meio à guerra genocida do regime em Gaza.

Os Estados Unidos têm aproximadamente 2.500 soldados no Iraque e 900 na Síria, alegando que sua presença visa combater o Daesh (ISIL ou ISIS), apesar da derrota do grupo pelas forças regionais em 2017.

O ataque à base de Conoco ocorreu logo depois que as forças dos Estados Unidos realizaram uma operação aerotransportada na vila de Shanina, localizada no norte da província de Raqqah. O ataque resultou na morte de quatro fazendeiros sírios e ferimentos em uma mulher, segundo relatos.

O governo sírio condenou repetidamente as operações militares dos Estados Unidos e os ataques aéreos em seu território, com Damasco pedindo às Nações Unidas que intervenham e acabem com as violações de sua soberania.