Índia expande vacinas contra COVID-19 para crianças de 15 anos

Fonte: Wikinotícias

5 de janeiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

À medida que uma terceira onda da pandemia de COVID-19 se aproxima na Índia, impulsionada pela variante omicron do coronavírus, as autoridades começaram a dar injeções em jovens de 15 a 18 anos.

Houve entusiasmo e uma sensação de alívio entre os adolescentes enquanto faziam fila do lado de fora dos centros médicos e nas escolas onde as vacinas estão sendo administradas – cerca de 10 milhões foram vacinados desde o início da semana.

“Eu me sinto mais confiante de que agora posso sair. Eu costumava sentir tanto medo quando ia para a escola que poderia pegar COVID e levar a infecção para meus pais e vizinhança”, disse Ajay Verma, estudante do ensino médio.

A campanha de inoculação para jovens começou em meio a um salto exponencial nos casos de COVID-19 em megacidades como Delhi e Mumbai. Depois de ver um declínio dramático por meses, a Índia registrou 58.000 casos na quarta-feira – um salto de sete vezes em apenas uma semana.

Isso levou as autoridades a impor novas restrições – autoridades da capital, Nova Délhi, anunciaram um toque de recolher no fim de semana e fecharam academias e cinemas. Em Mumbai, as autoridades disseram que considerarão a imposição de um bloqueio se os casos diários ultrapassarem a marca de 20.000. A cidade registrou mais de 10.000 casos na terça-feira.

As escolas que reabriram há apenas alguns meses voltaram a fechar para aulas presenciais em muitos lugares.

Isso criou uma nova ansiedade entre os jovens em um país onde o fechamento das escolas durou quase um ano e meio – mais do que em grande parte do mundo.

“Escola online, fica solitária. As aulas presenciais são sempre muito mais divertidas, então estou ansioso para quando for seguro”, diz Sania Gupta, estudante do ensino médio em Gurugram, um centro de negócios adjacente a Nova Délhi.

A campanha de inoculação da Índia começou no início do ano passado, mas mesmo com vários países ao redor do mundo vacinando crianças pequenas, as autoridades de saúde disseram que querem inocular todos os adultos antes de expandir o programa. Cerca de dois terços dos adultos da Índia foram totalmente vacinados, enquanto 90% receberam uma vacina.

No entanto, no país com a maior população estimada de adolescentes do mundo, cresciam os pedidos para proteger também os mais jovens, especialmente porque a Índia tem um suprimento adequado de vacinas.

“Mais cedo ou mais tarde, uma população maior precisa ser vacinada, especialmente na Índia, onde os adultos constituem apenas 63% da população total, ao contrário de alguns países, como a Europa, onde os adultos são cerca de 80% da população”, disse Chandrakant Lahariya, especialista em saúde pública. “Então, mesmo se vacinarmos todos os adultos, quase um terço do país ainda está desprotegido.”

A Índia tem mais de 120 milhões de pessoas entre 15 e 19 anos, segundo o censo de 2011 do país. E enquanto os adolescentes escaparam em grande parte do impacto da pandemia, vários países viram as infecções aumentarem entre as crianças.

A Índia, que conta com o segundo maior número de infecções por COVID-19 no mundo, também começará a administrar doses de reforço a profissionais de saúde e idosos com comorbidades a partir de segunda-feira.

Fontes