Índia emite alerta de viagens contra o Canadá após investigação de assassinato

Fonte: Wikinotícias

21 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Índia alertou na quarta-feira seus cidadãos, especialmente estudantes, que planejam visitar ou viver no Canadá “para exercerem a máxima cautela” depois que o primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou que investigará o governo indiano pelo assassinato de um líder religioso do siquismo.

“As ameaças visaram particularmente diplomatas indianos e setores da comunidade indiana que se opõem à agenda anti-Índia”, afirmou um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano. “Dada a deterioração do ambiente de segurança no Canadá, os estudantes indianos, em particular, são aconselhados a exercer extrema cautela e permanecer vigilantes.”

Os cidadãos indianos representaram cerca de 40% do corpo discente internacional do Canadá no ano passado, a maior parte de qualquer país, de acordo com o Departamento Canadense de Educação Internacional.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, negou o que o primeiro-ministro canadense Trudeau chamou de “alegações credíveis” de que agentes do governo indiano estejam ligados ao assassinato de Hardeep Singh Nijjar na Colúmbia Britânica, em junho. A relação entre o Canadá e a Índia ruiu, com ambas as nações expulsando os diplomatas uma da outra.

Não está claro quais evidências os funcionários da inteligência canadense estão investigando, mas os líderes indianos afirmam que seu governo é inocente.

“Não andamos por aí fazendo estas coisas”, disse AS Dulat, antigo chefe das operações de espionagem da Índia, ao Press Trust of India. “Não saímos por aí assassinando pessoas – deixe-me deixar isso bem claro.”

Antes da sua morte, Nijjar era procurado na Índia por ligação com assassinatos extremistas, embora o Canadá negue que ele alguma vez tenha perpetrado atos de terrorismo em qualquer um dos países.

Notícias relacionadas

Fontes