Índia em negociações com a Rússia para comprar petróleo bruto com desconto

Fonte: Wikinotícias

16 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Índia está explorando a possibilidade de comprar petróleo da Rússia em meio a sanções impostas por países ocidentais após a invasão da Ucrânia.

O ministro do petróleo e gás natural da Índia, Hardeep Singh Puri, disse no parlamento na terça-feira que o governo estava discutindo com a Rússia sobre as compras de petróleo bruto.

“Eu mesmo conversei com os níveis apropriados da federação russa. Há discussões atualmente em andamento”, disse ele aos legisladores. Puri disse que o governo está analisando questões como disponibilidade e pagamento pelo petróleo.

Uma reportagem do jornal Times of India disse que a Índia está perto de finalizar um acordo para comprar 3,5 milhões de barris de petróleo russo com “descontos profundos”. Ele atribuiu o relatório a pessoas que sabiam do desenvolvimento, mas que pediram anonimato para discutir o assunto.

A Índia é o terceiro maior importador de petróleo do mundo, dependendo do petróleo do exterior para mais de 80% de suas necessidades.

A maior parte de seus suprimentos vem do Oriente Médio e dos Estados Unidos, com o petróleo russo respondendo por apenas cerca de 3% de suas importações.

Mas a flutuação selvagem nos preços internacionais após a eclosão dos combates na Ucrânia levantou preocupações sobre o impacto de uma conta crescente de importação de petróleo na recuperação econômica nascente que o país registrou no ano passado.

Analistas dizem que as negociações de Nova Délhi sobre a compra de petróleo de Moscou sinalizam que a Índia manterá abertas as portas ao comércio com a Rússia.

A Rússia instou a Índia a aumentar as exportações e investimentos de petróleo. Em um comunicado na sexta-feira passada, o vice-primeiro-ministro russo Alexander Novak disse que as exportações de petróleo e derivados de petróleo da Rússia para a Índia se aproximaram de US $ 1 bilhão e há “oportunidades claras para aumentar esse número”. Ele também disse ao ministro do Petróleo Puri que Moscou estava “interessada em atrair ainda mais investimentos indianos para o setor de petróleo e gás russo e expandir as redes de vendas das empresas russas na Índia”.

Questionada sobre a possibilidade de a Índia aceitar a oferta russa de petróleo bruto com desconto em sua coletiva de imprensa diária na terça-feira, a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse: “Nossa mensagem para qualquer país continua sendo que cumpra as sanções que colocamos. no local e recomendado. Mas não acredito que isso violaria isso (sanções).”

“Mas também pense em onde você quer estar quando os livros de história forem escritos neste momento. E o apoio à liderança russa é apoio a uma invasão que obviamente está tendo um impacto devastador”, acrescentou.

Enquanto os Estados Unidos proibiram as importações de petróleo russo, a União Europeia emitiu sanções contra algumas empresas russas sem proibir a compra de petróleo russo.

Resistindo à pressão dos Estados Unidos e de outros aliados ocidentais, a Índia se absteve de votar contra Moscou nas Nações Unidas. Analistas citam a enorme dependência do país de armas russas para sua posição.

A Índia pediu o fim da violência e uma solução diplomática para a crise na Ucrânia. Mas Nova Délhi se viu em uma situação difícil ao tentar equilibrar seus laços de longa data com a Rússia com sua crescente parceria estratégica com Washington, que é vista como crítica no combate à China.

Fontes