Índia: dois estados declaram epidemia de fungo negro

Fonte: Wikinotícias

21 de maio de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Por Pan ARMENIAN

Dois estados na Índia - Rajasthan, no noroeste, e Telangana, no sul - declararam o fungo negro uma epidemia, o que significa que todos os casos devem ser registrados e relatados ao governo.

O fungo negro - ou mucormicose - é uma infecção grave, com risco de morte, que tem uma taxa de mortalidade de 50% e requer que todos os tecidos infectados sejam removidos para que os pacientes tenham uma chance de sobreviver. Infelizmente, isso fez com que alguns pacientes perdessem os olhos ou parte do tecido nasal.

O surgimento desta epidemia simultaneamente à covid-19 significa que a Índia deve agora lutar contra infecções fúngicas que se espalham rapidamente - mesmo com os casos de covid no país ultrapassando a marca de 25 milhões.

A infecção está surgindo em ex-pacientes de covid e os médicos especulam que os esteróides - considerados uma forma eficaz de tratar casos graves de covid-19 na Índia - podem estar suprimindo o sistema imunológico do corpo, tornando aqueles que foram tratados para covid mais propensos a desenvolver uma infecção por fungo negro.

A Índia bateu esta semana um novo recorde para o número de mortes de covid reportadas num único dia, com 4.529 casos registrados na terça-feira, 18 de maio. O país está tentando controlar o aumento de casos de covid durante a segunda onda que está sendo devastadora no país asiático - sobrecarregou o sistema de saúde e os serviços funerários e levou ao descarte de corpos no rio Ganges.

Notícias Relacionadas

Fontes