Sites conservadores atacam a Wikipédia
7 de março de 2021
Exclusivo
O Wikinotícias acompanhou nas últimas duas semanas uma discussão entre a Wikipédia em língua portuguesa e sites conservadores. O motivo foi a eliminação do artigo sobre Luiz Sayão, um estudioso bíblico participante da Igreja Batista.
O mesmo artigo foi apagado três vezes baseado nos critérios de eliminação rápida. Com a recriação, foi iniciado uma discussão pela comunidade que decidiu de maneira consensual pela eliminação.
Após a página ter sido proposta para eliminação surgiram diversas críticas e tentativas de mantê-la por parte de apoiadores de Sayão. O Wikinotícias detectou diversos sites evangélicos que acusaram a Wikipédia de "censura" e "intolerância religiosa".
Entre esses, destaca-se o Gazeta do Povo, sediado no Paraná e acusado de divulgar informações errôneas durante a pandemia de COVID-19. A matéria sobre a biografia eliminada é assinada por Tiago Cordeiro.
Inicialmente a Gazeta do Povo afirma que o artigo foi criado em 2000. Esta informação é falsa. A Wikipédia foi criada um ano após, a primeira versão do artigo foi criada em 14 de dezembro de 2006. O Wikinotícias teve acesso a versões do artigo dos anos de 2014 até 2017.
Como constatado por Cordeiro, a página não sofreu muitas alterações durante estes anos. No entanto, em nenhuma das versões analisadas pelo Wikinotícias havia fontes independentes e imparciais, o que é contra as políticas da Wikipédia.
Todas as sete fontes que constavam no artigo eram de sites associados à Igreja Batista ou da própria instituição religiosa, com um inclusive direcionando até a página inicial da igreja.
O Wikinotícias também analisou o perfil de alguns participantes que se manifestaram para manter o artigo. As contas foram criadas majoritariamente durante o processo, nenhuma apresentou argumentos baseados nas políticas oficiais da Wikipédia e todas as edições destas pessoas são referentes a Luiz Sayão.
O Wikinotícias também investigou de onde partiram as edições coordenadas para manter o artigo. Ambas ferramentas especializadas concluíram que a edição analisada partiu da região sudeste do Brasil.
Este não é o primeiro ataque da Gazeta do Povo contra sites populares. Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, já foi chamado de "um ditador de hábitos excêntricos", por exemplo.
Fontes
- Wikipédia:Páginas para eliminar
/Luiz Sayão — Wikipédia, 7 de março de 2021 - Registros de eliminação — Wikipédia, 7 de março de 2021
- Wikipédia:Esplanada
/geral /Opiniões: eliminação tratada de forma agressiva em meios externos e por veículos de imprensa (24fev2021) — Wikipédia, 7 de março de 2021 - Luiz Sayão é censurado na Wikipedia e tem verbete deletado — Gazeta do Povo, 7 de março de 2021
- Wikipédia:Como editar artigos sobre religião — Wikipédia, 7 de março de 2021
- Está na hora de derrubar a maior ditadura do mundo: o Facebook — Gazeta do Povo, 3 de dezembro de 2016
Esta página está arquivada e não é mais editável. |