Zelenskyy se encontra com primeiro-ministro do Reino Unido, Sunak

Fonte: Wikinotícias

15 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Reino Unido disse na segunda-feira que está enviando à Ucrânia mais centenas de mísseis e drones. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, agradeceu ao primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, pelo novo armamento quando se encontraram.

Sunak disse a Zelenskyy que "sua liderança, a bravura e a coragem de seu país são uma inspiração para todos nós".

A visita de Zelenskyy foi sua quarta parada em países aliados ocidentais nos últimos dias, enquanto ele procura reforçar o apoio militar antes da contra-ofensiva da Ucrânia contra as forças de Moscou para tentar retomar regiões do leste da Ucrânia que a Rússia continua controlando. Ele já havia parado na Itália, Alemanha e França para se encontrar com seus líderes.

“O [Reino Unido] é líder quando se trata de expandir nossas capacidades no solo e no ar”, tuitou Zelenskyy antes de sua reunião com Sunak. O líder britânico chamou os combates de “um momento crucial na resistência da Ucrânia a uma guerra terrível”.

O Kremlin disse que vê mais ajuda britânica à Ucrânia "de forma extremamente negativa", mas o porta-voz Dmitry Peskov disse que a Rússia não acredita que o novo armamento mudaria drasticamente o curso da invasão.

"O Reino Unido aspira estar na vanguarda entre os países que continuam a bombear armas para a Ucrânia", disse Peskov. "Repetimos mais uma vez - não pode produzir nenhuma influência drástica e fundamental na forma como a operação militar especial [na Ucrânia] está se desenrolando. Mas, definitivamente, leva a mais destruição, mais ação. Faz toda essa história para a Ucrânia muito mais complicado."

Zelenskyy disse que a Ucrânia precisa construir uma "coalizão de caças" para fornecer defesas aéreas vitais. O porta-voz de Sunak disse que nenhum avião seria fornecido, mas que começaria a treinar pilotos de caça ucranianos ainda neste verão.

Fontes