Zelenskyy marca 500º dia da invasão russa com discurso na Ilha das Cobras

Fonte: Wikinotícias
Volodymyr Zelenskyy em 2022

8 de julho de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, agradeceu aos soldados em um discurso matinal no sábado, no 500º dia da invasão da Ucrânia pela Rússia.

“Cada um dos nossos soldados… Nossas Forças Armadas, nossa inteligência, a Guarda Nacional, nossos guardas de fronteira, o Serviço de Segurança da Ucrânia, a Polícia Nacional, nossos oficiais de ligação, nosso povo… Obrigado! Obrigado a todos que lutam pela Ucrânia… Com certeza vamos vencer”, disse.

Zelenskyy fez seu discurso na Ilha das Cobras. A Rússia acabou tomando a ilha, mas a Ucrânia a recuperou.

Os Estados Unidos anunciaram na sexta-feira que fornecerão bombas de fragmentação para a Ucrânia, decisão criticada pela ONU e aliados, como Canadá, Reino Unido e Espanha.

Em Washington, o presidente dos EUA, Joe Biden, defendeu a decisão dos EUA de enviar munições cluster para a Ucrânia, chamando-a de “decisão difícil”.

Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional de Biden, ecoou os comentários de Biden na sexta-feira, dizendo que a decisão de fornecer bombas de fragmentação não foi fácil para os EUA ou a Ucrânia. Ele disse que a Ucrânia deu garantias de que usaria essas munições com cuidado porque sabe do risco que elas representam para os cidadãos em vários anos.

Notícias relacionadas

Fontes