Zelenskyy elogia militares ucranianos apesar da lenta contra-ofensiva

Fonte: Wikinotícias

9 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, elogiou três unidades militares por suas ações “muito eficazes” contra as tropas russas nas frentes leste e sul da Ucrânia como parte da contra-ofensiva.

Uma unidade da Guarda Nacional estava lutando no leste e duas no sul, disse Zelenskyy em seu discurso em vídeo noturno.

"Obrigado, soldados, pelos resultados muito, muito eficazes na destruição dos ocupantes. E os resultados são precisamente o que a Ucrânia precisa agora de todos."

O elogio veio depois que os militares ucranianos disseram na quinta-feira que suas defesas aéreas destruíram 25 dos 33 drones que a Rússia usou para atacar as regiões de Sumy e Odessa durante a noite.

Oleh Kiper, governador regional de Odessa, disse que o ataque russo atingiu a área de Izmail pela quarta vez em cinco dias, ferindo uma pessoa.

Acrescentou que o ataque também danificou instalações de infra-estruturas portuárias e um edifício administrativo.

Apesar dos recentes elogios de Zelenskyy, a contra-ofensiva da Ucrânia está a avançar mais lentamente do que muitas autoridades norte-americanas tinham previsto. O último pedido do presidente dos EUA, Joe Biden, ao Congresso para mais ajuda à Ucrânia enfrentou oposição crescente de alguns membros do Partido Republicano.

Embora Biden possa enfrentar novos desafios para garantir ajuda adicional à Ucrânia, as forças ucranianas continuaram os seus ataques à Rússia.

Anteriormente, o Ministério da Defesa da Rússia disse ter destruído dois drones ucranianos sobre a região de Rostov, bem como um em Bryansk e outro nos arredores de Moscou.

Fontes

‎‎