Zelenskyy e ONU condenam ataque russo

Fonte: Wikinotícias

28 de abril de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, usou seu discurso noturno em vídeo na sexta-feira para condenar ataques aéreos da Rússia.

Em Uman, uma cidade no centro da Ucrânia, pelo menos 23 civis foram mortos enquanto dormiam na manhã de sexta-feira, disseram autoridades.

"Um míssil em Uman, uma cidade pacífica, conhecida em todo o mundo por hospedar dezenas de milhares de peregrinos hassídicos todos os anos. Somente o mal absoluto pode desencadear tamanho terror contra a Ucrânia", disse Zelenskyy.

"Meus vizinhos se foram. Não sobrou ninguém", disse Serhii Lubivskyi, 58, que sobreviveu dentro de um apartamento no sétimo andar, à Reuters.

Ele e sua esposa escaparam para a varanda, onde os bombeiros os resgataram.

Entre os mortos estão três crianças. Estima-se que 109 pessoas moravam na parte do prédio atingida e 27 apartamentos foram destruídos pela explosão.

Na cidade de Dnipro, no sudeste da Ucrânia, um míssil matou uma criança de 2 anos e uma mulher de 31 anos, disse o governador regional Serhiy Lysak.

Em um tweet, o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários também condenou os ataques aéreos da Rússia.

“É imperdoável que em lugares como Uman, longe da linha de frente, civis tenham sido mortos enquanto dormiam em suas casas. Isso deve parar", escreveu Matthew Hollingworth, coordenador humanitário.

Moscou disse que estava mirando nas tropas de reserva ucranianas e que elas foram atingidas com sucesso, impedindo-as de chegar às linhas de frente.

Fontes