Zelenskyy diz que pausa no conflito ajudaria apenas a Rússia

Fonte: Wikinotícias
Volodymyr Zelenskyy

11 de janeiro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse na quinta-feira que uma pausa no conflito contra Rússia só beneficiaria os russos, permitindo-lhe aumentar o seu fornecimento de munições e “nos atropelar”.

“Uma pausa no campo de batalha no território da Ucrânia não é uma pausa na guerra. Não é o fim da guerra”, disse Zelenskyy durante uma visita à Estônia.

“Isso não leva a um diálogo político com a Federação Russa ou com qualquer outra pessoa. Esta pausa só beneficiará a Federação Russa”, disse ele.

Zelenskyy esteve na Estônia como parte de uma viagem regional que incluiu uma parada na Lituânia e outra planejada na Letônia.

O líder ucraniano disse na quarta-feira em Vilnius que o governo de Kiev precisa de mais ajuda dos aliados ocidentais no envío de sistemas de defesa aérea. Reconheceu, no entanto, que os arsenais são baixos em países que poderiam ajudar a Ucrânia.

“Os armazéns estão vazios”, disse Zelenskyy. “E há muitos desafios para a defesa mundial.”

A Estônia, a Lituânia e a Letônia estão entre os apoiantes, financeiros e militares, da Ucrânia.

“Os países democráticos fizeram muito para ajudar a Ucrânia, mas precisamos de fazer mais juntos para que a Ucrânia ganhe e o agressor perca”, disse o presidente da Estônia, Alar Karis, num comunicado.

“Depois, há a esperança de que esta continue a ser a última agressão militar na Europa, onde alguém quer ditar ao seu vizinho com mísseis, drones e canhões quais as escolhas políticas que podem ser feitas”, disse ele.

À medida que o conflito entre a Ucrânia e a Rússia se arrasta, os fornecimentos militares ocidentais à Ucrânia diminuíram. Nos Estados Unidos, o pedido de mais ajuda está paralisado no Congresso.

Fontes[editar | editar código-fonte]