Zelenskyy da Ucrânia se reúne com líderes europeus

Fonte: Wikinotícias

3 de fevereiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, se reuniu com líderes europeus em Kyiv na sexta-feira. Ele esperava obter uma promessa de acelerar a entrada de seu país na União Europeia e obter a imposição de mais sanções à Rússia na cúpula.

Antes da cúpula de sexta-feira, Zelenskyy se reuniu com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Em seu discurso diário na quinta-feira, Zelenskyy agradeceu a von der Leyen, “seus colegas e nossos amigos na UE por seu apoio tangível no caminho da integração e na proteção de nosso país e povo”.

Enquanto isso, o Ministério da Defesa do Reino Unido disse na sexta-feira que o recrutamento de condenados pelo Grupo Wagner caiu "significativamente". O ministério disse que o Serviço Penal Federal Russo experimentou uma redução de apenas 6.000 presos desde novembro. Em comparação, o serviço penal relatou uma queda de 23.000 presos de setembro a novembro de 2022. “O recrutamento de Wagner provavelmente foi um fator importante que contribuiu para essa queda”, disse o ministério britânico.

A Rússia lançou novos ataques aéreos em áreas residenciais na cidade de Kramatorsk, no leste da Ucrânia, na quinta-feira, enquanto altos funcionários da União Europeia se reuniam em Kiev em uma nova demonstração de apoio à luta da Ucrânia contra a invasão russa de quase um ano.

Um ataque em Kramatorsk na noite de quarta-feira matou pelo menos três pessoas e feriu outras 21, disseram as autoridades, com uma busca em andamento por pelo menos mais uma vítima que se acredita estar sob os destroços causados ​​por um ataque de míssil.

"Kramatorsk novamente destruída por explosões - os russos fizeram mais dois ataques com foguetes", escreveu o governador regional Pavlo Kyrylenko em um post no Telegram.

Ele disse que pelo menos cinco civis ficaram feridos nos últimos ataques que atingiram edifícios residenciais, bem como uma clínica infantil e uma escola no coração da cidade, um importante centro para os militares ucranianos no leste.

Fontes