Zelensky diz que Rússia quer destruir o modo de vida europeu

Fonte: Wikinotícias

9 de fevereiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na quinta-feira, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, dirigiu-se ao Parlamento Europeu durante uma sessão plenária extraordinária em Bruxelas.

Abrindo a sessão, a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, disse ao presidente Zelenskyy: “Entendemos que você está lutando não apenas por seus valores, mas pelos nossos”.

“A Ucrânia é a Europa e o futuro da sua nação está na União Europeia”, continuou a presidente Metsola, acrescentando que a UE deve dar à Ucrânia o “processo de adesão mais rápido possível” e, “como próximo passo, fornecer os sistemas de longo alcance e os jatos necessários para proteger a liberdade que muitos consideram garantida”.

Em seu discurso aos eurodeputados, o presidente Zelenskyy alegou que a Rússia está tentando aniquilar não apenas a soberana Ucrânia, mas também o “modo de vida” europeu. Ele descreveu a Europa como “um continente impregnado de regras, valores, igualdade e justiça, e (...) um lugar onde a Ucrânia está firmemente em casa”. “O Kremlin, por outro lado, está fazendo o possível para destruir os valores europeus”, disse o presidente Zelenskyy.

Ele agradeceu a todos os europeus que apoiaram a Ucrânia na luta contra o invasor russo e a todos aqueles que ajudaram os refugiados ucranianos que chegam à UE. Olhando para o futuro, o presidente Zelenskyy pediu à Europa e à Ucrânia que caminhem juntas e definam um futuro europeu comum. “Estes sonhos não serão possíveis se não vencermos esta força anti-europeia que tenta roubar-nos a nossa Europa”, concluiu ele.

Esta foi a primeira visita oficial do presidente Zelenskyy ao Parlamento Europeu, depois de ter se dirigido remotamente aos eurodeputados durante uma sessão extraordinária em 1º de março de 2022, logo após a Rússia invadir a Ucrânia. Ele também falou perante o plenário em 14 de dezembro do mesmo ano, quando o Prêmio Sakharov de 2022 do Parlamento foi concedido ao povo da Ucrânia.

Notícias relacionadas

Fontes