Zelensky diz que Rússia enterrou minas em barragem

Fonte: Wikinotícias

21 de outubro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou no dia 20 que a Rússia havia plantado minas em uma barragem na província de Kherson.

Em um discurso em vídeo ao Conselho da Europa no mesmo dia, o presidente Zelensky disse que "terroristas russos enterraram minas na barragem da usina hidrelétrica de Kahouka e instalações relacionadas".

Enquanto isso, Mikhailo Podolyak, assessor do gabinete presidencial ucraniano, twittou no mesmo dia (20) que a Rússia planejava minerar a barragem e o transformador e estava tentando deportar cidadãos ucranianos da área.

Em meio a isso, o prefeito de Kharkiv, Ihor Terekhov, disse no dia 21 que um míssil foi lançado em uma instalação industrial em Kharkiv.

Ele explicou ainda que a situação estava sendo avaliada, incluindo vítimas.

Enquanto isso, um alto oficial militar ucraniano disse que a Rússia estava trabalhando com a Bielorrússia para aumentar as chances de retomar a frente norte da Ucrânia, informou a CNN.

Ela acrescentou que a estratégia pode ter como objetivo bloquear uma importante rota para receber armas e equipamentos militares de países parceiros que apoiam a Ucrânia.

"Se o inimigo decidir lançar uma ação ofensiva da segunda frente, ou seja, da República da Bielorrússia, estamos preparados para dar uma resposta apropriada", disse o Estado-Maior ucraniano em comunicado.

Fontes