Zelensky: Ucrânia precisa de "um suprimento de armas" para combater a Rússia

Fonte: Wikinotícias

29 de maio de 2022

link=mailto:?subject=Zelensky:%20Ucrânia%20precisa%20de%20"um%20suprimento%20de%20armas"%20para%20combater%20a%20Rússia%20–%20Wikinotícias&body=Zelensky:%20Ucrânia%20precisa%20de%20"um%20suprimento%20de%20armas"%20para%20combater%20a%20Rússia:%0Ahttps://pt.wikinews.org/wiki/Zelensky:_Ucr%C3%A2nia_precisa_de_%22um_suprimento_de_armas%22_para_combater_a_R%C3%BAssia%0A%0ADe%20Wikinotícias Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

link=mailto:?subject=Zelensky:%20Ucrânia%20precisa%20de%20"um%20suprimento%20de%20armas"%20para%20combater%20a%20Rússia%20–%20Wikinotícias&body=Zelensky:%20Ucrânia%20precisa%20de%20"um%20suprimento%20de%20armas"%20para%20combater%20a%20Rússia:%0Ahttps://pt.wikinews.org/wiki/Zelensky:_Ucr%C3%A2nia_precisa_de_%22um_suprimento_de_armas%22_para_combater_a_R%C3%BAssia%0A%0ADe%20Wikinotícias Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

No seu discurso diário de sábado, o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky reiterou a necessidade do seu país de armas.

“Trabalhamos todos os dias para reforçar a nossa defesa. Isto é principalmente um fornecimento de armas”, disse ele.

“Claro que muito depende dos parceiros. Da sua prontidão em fornecer à Ucrânia tudo o que é necessário para defender a liberdade”.

O New York Times relata que a Ucrânia está “recentemente armada com mísseis Harpoon anti-navegação de cruzeiro da Dinamarca”, uma vez que a Ucrânia luta para impedir que a Rússia assuma o controlo total da região oriental de Donbas.

Os militares russos dizem ter tomado a cidade ucraniana oriental de Lyman, um importante centro ferroviário na região de Donetsk. A captura poderia assinalar uma mudança de ímpeto na guerra da Ucrânia.

“Na sequência das acções conjuntas das unidades das milícias da República Popular de Donetsk e das forças armadas russas, a cidade de Krasny Liman foi inteiramente libertada dos nacionalistas ucranianos”, disse o Ministério da Defesa russo num comunicado, utilizando o nome russo para Lyman. A reivindicação não foi confirmada.

No sábado, a Rússia disse também ter testado com sucesso mísseis hipersônicos. O Ministério da Defesa disse que o míssil de cruzeiro hipersônico Zircon viajou 1.000 quilômetros e “atingiu com sucesso” um alvo no Árctico.

Assumir o controlo de Lyman prepararia o terreno para a Rússia iniciar a próxima fase da sua ofensiva na região de Donbas. A cidade está localizada 40 quilómetros a oeste de Sievierodonetsk, a maior cidade de Donbas ainda detida pelas forças ucranianas.

Sievierodonetsk, um dos principais focos da ofensiva de Moscovo, está agora sob forte agressão. O governador da região de Luhansk, que juntamente com Donetsk compõe as Donbas, disse na sexta-feira que as tropas russas entraram em Sievierodonetsk.

“Se a Rússia conseguisse assumir estas áreas, seria muito provavelmente vista pelo Kremlin como um feito político substancial e seria retratada ao povo russo como justificando a invasão”, disse no sábado o Ministério da Defesa britânico.

A região oriental de Donbas é o coração industrial da Ucrânia e Zelenskyy acusou Moscovo de ter levado a cabo um “genocídio” nessa região.

No seu discurso de vídeo noturno de sexta-feira, Zelenskyy disse que a Ucrânia irá defender “tanto quanto os nossos atuais recursos de defesa o permitirem”.

Num tom desafiador contra a ofensiva da Rússia no leste da Ucrânia Zelenskyy disse: “Se os ocupantes pensam que Lyman ou Sievierodonetsk serão deles, estão enganados. Donbas será ucraniano”.

Ucrânia quer foguetes avançados

Há semanas que a Ucrânia tem vindo a implorar junto dos EUA que se obtenham Sistemas de Foguete de Lançamento Múltiplo de fabrico americano, ou MLRS, que são mais poderosos e mais manobráveis do que os howitzers e outros sistemas de artilharia que Washington e o Ocidente têm fornecido até à data.

Estes apelos só se tornaram mais fortes à medida que as forças russas avançaram na Ucrânia oriental, fazendo o que altos funcionários da Defesa dos EUA descreveram como “ganhos incrementais” numa luta que contou em grande parte com a artilharia e outros chamados disparos de longo alcance.

“Estamos atentos e conscientes de que a Ucrânia pede em privado e publicamente o que é conhecido como Sistema de Foguete de Lançamento Múltiplo”, disse o secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, aos repórteres. “Mas não me vou antecipar a uma decisão que ainda não tenha sido tomada”.

“Estamos em constante comunicação com eles sobre as suas necessidades”, acrescentou ele. “Estamos a trabalhar todos os dias para levar armas e sistemas para a Ucrânia, e todos os dias há armas e sistemas a entrar na Ucrânia que os estão a ajudar, literalmente, na luta”.

Há, no entanto, algumas indicações de que os funcionários dos EUA podem estar prontos a enviar o MLRS da Ucrânia para ajudar a fazer recuar a mais recente ofensiva russa.

Vários funcionários dos EUA, falando à CNN na condição de anonimato, disseram que a administração Biden está inclinada a enviar algum MLRS para a Ucrânia, com um anúncio possível na próxima semana.

O principal oficial militar da Ucrânia, o Tenente-General Valery Zaluzhny, levou na quinta-feira ao Telegrama, pedindo “armas que nos permitam atingir o inimigo a uma grande distância”.

Fonte