Zelensky: O inverno será um ponto de virada na guerra

Fonte: Wikinotícias

12 de setembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Já se passaram 200 dias desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, e é relatado que a Ucrânia tenta recuperar a área capturada com um contra-ataque maciço.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse em um discurso na reunião anual da Estratégia Europeia de Yalta, realizada em Kyiv, que a recente operação de contra-ataque rápido havia recapturado mais de 2.000 quilômetros quadrados de território no leste da Ucrânia.

O presidente Zelensky disse que este inverno será um "ponto de virada" e que este inverno permitirá que a Ucrânia saia da ocupação russa.

O exército ucraniano recapturou Igeum e Kupiansk, os pontos-chave da segunda cidade de Kharkiv, informou a BBC no dia 10.

O exército russo, que ocupava esta área, foi repetidamente empurrado para trás pela ofensiva ucraniana, eventualmente declarando que havia decidido "reorganizar a unidade" e praticamente se retirou.

Esta vitória é considerada a maior conquista do exército ucraniano desde o início da crise. Em particular, o local foi usado como base de suprimentos para o ataque ao Donbass depois que a Rússia o ocupou em abril.

Milhares de soldados russos abandonaram suas munições e equipamentos e fugiram, informou a Reuters, o que pode ser um ponto de virada decisivo que durou mais de seis meses.

Fontes