Wikinotícias:Redação/Sobre as Datas dos artigos (30/07/2006)

Fonte: Wikinotícias

Uma dúvida que ocorre com alguns usuários e inclusive comigo.

O colaborador começa a escrever uma notícia para um evento que aconteceu por exemplo no dia 1. Mas ele só consegue terminar o artigo no dia 5. Dúvida: Ele deve colocar a data do dia 1 ou do dia 5?

A princípio, na atividade jornalística, pelo que eu sei, coloca-se a data em que o artigo ficou pronto.

Porém no Wikinotícias existe uma tendência em os artigos demorarem mais para ficarem prontos; as pessoas que contribuem no projeto geralmente tem outras atividades e escrevem para o Wikinotícias em seu tempo livre (que é limitado).

Além disso, para algumas notícias sobre um evento que aconteceu num dia específico, publicar com a data em que o artigo ficou pronto, tem a desvantagem de mais tarde dificultar a sua localização, principalmente nos arquivos. Pode ficar confuso. Para esses casos seria melhor publicar com a data em que o evento aconteceu. Por outro lado, fazer isso tem a desvantagem de induzir erroneamente o leitor a pensar que o artigo ficou pronto naquela data, o que não é verdade.

Eu tenho adotado mais ou menos a seguinte sistemática:

  • sempre que possível publicar com a data em que o artigo ficou pronto.
  • se a diferença for pequena (mais ou menos 4 dias) e for importante publicar na data em que o evento ocorreu, publicar com a data em que o evento ocorreu. Se a diferença entre data em que o evento ocorreu e a data em que o artigo ficou pronto (> 4 dias) for muito grande não é aconselhável fazer isso.

Outras possíveis soluções:

  • colocar um aviso no rodapé do artigo avisando sobre a data de publicação do artigo.
  • usar as categorias para classificar o artigo quanto à sua data correta e arquivá-lo na data em que o evento ocorreu.

Deixo a questão em aberto para as considerações e sugestões de terceiros. --Carlosar 12:22, 30 julho 2006 (UTC)

Isto também me confunde. Existem certos eventos (i.e. a queda do World Trade Center) que precisam ser publicados no dia (11 de setembro) senão perdem toda a "graça". Mas, também existem eventos que duram semanas, como as CPIs, e neste caso os jornais costumam publicar uma notícia com a criação da CPI e depois complementam com notícias de acusações e julgamentos. Por fim, eu prefiro que sempre se use o dia da criação da notícia, a menos que se publique a notícia depois do ocorrido. --Slade@ 17:38, 30 julho 2006 (UTC)