Wikinotícias:Por que criar uma conta?

Fonte: Wikinotícias

Você não precisa fazer login para ler o Wikinotícias. Você nem mesmo precisa fazer login para editar artigos no Wikinews — qualquer pessoa pode editar quase qualquer artigo, mesmo sem fazer login. No entanto, criar uma conta é rápido, gratuito e não intrusivo, e é uma boa ideia fazê-lo, por muitas razões.

Nota: para criar uma conta de usuário para o Wikinotícias, vá para a página de login.

Nome do usuário[editar código-fonte]

Se você criar uma conta, você pode escolher um nome de usuário. As edições que você fará enquanto estiver logado serão atribuídas a esse nome. Isso significa que você recebe crédito total por suas contribuições no histórico da página (quando não está conectado, as edições são atribuídas apenas ao seu endereço IP). Você também pode ver todas as suas contribuições clicando no link "Contribuições", que só fica visível quando você está conectado.

Você terá sua própria página de usuário, onde poderá escrever um pouco sobre você. Embora o Wikinotícias não seja um provedor de homepage, você pode usar isso para exibir algumas fotos, escrever sobre seus hobbies, etc. Muitos usuários usam sua página de usuário para manter uma lista dos artigos dos quais mais se orgulham, ou para coletar outras informações valiosas do Wikinotícias.

Você também terá uma página de discussão de usuário permanente que pode usar para se comunicar com outros usuários. Você será notificado sempre que alguém escrever uma mensagem em sua página de discussão. Se você optar por fornecer um endereço de e-mail, outros usuários poderão contatá-lo por e-mail. Este recurso é anônimo - o usuário que envia e-mails para você não saberá seu endereço de e-mail.

Implicações de identidade[editar código-fonte]

Quando você não está logado, todas as suas edições são publicamente associadas ao seu endereço IP no momento da edição. Se você fizer login, todas as suas edições serão publicamente associadas ao nome da sua conta. Eles ainda estão internamente associados ao seu endereço IP. Veja o rascunho da política de privacidade do Wikinotícias que contém algumas informações sobre isso, mas é apenas um rascunho.

As implicações de privacidade disso variam, dependendo da natureza do seu Provedor de Serviços de Internet, das leis e regulamentações locais e da natureza e quantidade de suas edições no Wikinotícias. Esteja ciente de que as tecnologias e políticas do Wikinotícias não são imutáveis.

As opiniões das pessoas divergem quanto à conveniência de um anonimato perfeito. Algumas pessoas acham que o anonimato reduz a percepção de responsabilidade, o que pode levar a um comportamento improdutivo. Algumas pessoas acham que contribuir sem ter uma identidade fixa é enfraquecedor e desagradável. Criar uma conta é uma maneira de resolver esses sentimentos.

Novas opções de edição[editar código-fonte]

Existem muitos recursos do software MediaWiki (que alimenta o Wikinotícias) que estão disponíveis apenas para usuários registrados. Por exemplo, usuários registrados podem marcar edições como "menores". Pequenas edições podem ser filtradas da lista de "Mudanças recentes". Não concedemos o privilégio de marcar edições como menores para usuários anônimos porque não sabemos quem está por trás de um determinado endereço IP a qualquer momento, portanto, não podemos construir uma base de confiança. (Marcar edições como menores, se não forem, é considerado muito rude.)

Um recurso muito importante que os colaboradores ativos provavelmente usarão muito são as listas de observação. Você receberá um novo link "Assistir a esta página" em cada página que visualizar. Se você clicar nesse link, uma página será adicionada à sua watchlist. Esta lista é basicamente uma exibição filtrada da página "Mudanças recentes", que mostra apenas as mudanças feitas recentemente nos itens da sua lista de observação. Dessa forma, você pode controlar as páginas em que trabalha sem ter que seguir todas as alterações.

Apenas usuários registrados têm permissão para renomear páginas, um recurso que é muito importante para manter a estrutura e consistência no Wikinotícias.

Muitas preferências do usuário[editar código-fonte]

Além desses recursos, você pode personalizar a maneira como o MediaWiki se comporta em detalhes. Você pode mudar toda a aparência do site escolhendo, por exemplo, a capa "Monobook" anterior sobre a nova capa "Vector" padrão, você pode escolher como deseja que as fórmulas matemáticas sejam exibidas, o tamanho que a caixa de edição deve ter, quantas páginas devem ser exibidas em "Mudanças recentes" e muito mais.

Status Sysop[editar código-fonte]

Os administradores (ou sysops) podem excluir e recuperar páginas, protegê-las de edição, editar páginas protegidas e bloquear usuários por violação de nossas políticas. Eles geralmente cumprem a vontade da comunidade wiki em páginas como o Wikinotícias:Páginas para eliminar. Por razões óbvias, apenas usuários conectados podem se tornar administradores. Normalmente é suficiente ter feito algum trabalho semi-regular no Wikinews por alguns meses sem entrar em conflito muito com os outros, embora os padrões pareçam estar se tornando mais rígidos. Se você é um usuário conectado e deseja ser um administrador, consulte Wikinotícias:Administradores.

Votação, pesquisas, eleições, pesquisas e representantes[editar código-fonte]

Enquanto na maioria das pesquisas do Wikinews, qualquer um pode expressar sua opinião, esteja conectado ou não, sua opinião pode receber mais peso se for atribuída a uma identidade fixa com um registro de comentários sensatos e edições informadas.

Haverá dois representantes de usuários no fórum da Wikimedia - um deles representa os interesses de todos os usuários, enquanto o outro representa os interesses apenas dos usuários com uma conta. Assim, se você tiver uma conta, poderá escolher os representantes que podem intermediar entre você e o conselho em casos de disputa.