Wikinotícias:Correspondente

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Isto é uma política proposta. Pode optar por segui-la. Se esta tiver um seguimento generalizado e um apoio generalizado da comunidade, pode tornar-se uma política real. Por favor comente na página de discussão quaisquer alterações que gostaria de fazer.

Este documento talvez precise passar por algumas revisões.

Requisitos[editar]

Para ser um correspondente Wikinotícias você deve estar registrado na comunidade há mais de um mês. Você deve apresentar pelo menos seis matérias escritas por você (neste caso, essas matérias não serão material de primeira-mão, original). A sua condição de correspondente Wikinotícias deve ser aprovada pela comunidade numa eleição.

Como ser um correspondente[editar]

O correspondente Wikinotícias está apto a escrever e publicar matérias de primeira-mão, que não foram necessariamente publicadas em nenhum outro lugar. Este tipo de história engloba as reportagens originais.

Para ser correspondente você precisa em primeiro lugar criar uma conta no Wikinotícias.

Em seguida você deve editar a sua página pessoal no Wikinotícias e dizer o nome da localidade em que está (país, estado) e a sua idade (ou faixa de idade). Se quiser, você pode dizer o seu nome, mas se preferir ficar com um pseudônimo não há problema.

Você deve então selecionar uma área de interesse e convencer as outras pessoas da comunidade de que você está apto a escrever sobre este assunto.

Por exemplo: você é um desenvolvedor do kernel do linux e pretende publicar matérias em primeira mão sobre isso. Você então conta para a comunidade que você é um desenvolvedor do kernel há 3 anos, que participa do fórum X, etc, etc, etc.

Outro exemplo: você deseja contar notícias de primeira mão que acontecem em Porto Velho. Então você informa para a comunidade que você mora em Porto Velho há 5 anos (por exemplo), que trabalha como comerciante, etc, etc.

Atenção. Você só pode escrever uma matéria original de primeira mão se você está qualificado para isso. Se você mora no Rio de janeiro, não pode escrever matérias de primeira mão sobre o que acontece em Porto Velho (a não ser que periodicamente se desloque para lá, nesse caso você deve explicar).

Outro exemplo: você é um estudante universitário e deseja divulgar os trabalhos científicos da sua universidade. Você explica para a comunidade que estuda na Universidade Etc e Tal há x anos, descreve a área em que trabalha, e por que está apto a divulgar a informação.

Outro exemplo: ocorreu uma grande tempestade na sua cidade. Você explica que mora na cidade e que presenciou a tempestade.

Outro exemplo: você assistiu a um filme ou a um show e pretende contar às outras pessoas como foi.

Galeria[editar]

Você deve criar uma galeria de matérias publicadas por você. Por exemplo:

Matérias publicadas:

  • Descoberta nova terra no Novo Mundo
  • Colônia muda nome para Brasil
  • D. João VI em visita ao Brasil
  • D. João inaugura primeira faculdade brasileira
  • Dom Pedro reúne-se com José Bonifácio

Ética[editar]

Lembre-se que você será avaliado pela comunidade. Procure respeitar ao máximo o código de ética. Procure ser preciso e com isso conquiste a confiança da comunidade.

Lembre-se que Wikinotícias não é um weblog. Num weblog existe uma grande liberdade para colocar comentários pessoais ou fazer uma reportagem interpretativa. No Wikinotícias as matérias devem ser factuais, ou seja, você deve escrever: "aconteceu isso, aconteceu aquilo, fulano disse isso, sicrano disse aquilo", etc. Você não pode escrever matérias apresentando uma opinião pessoal, como é feito na maioria dos blogs.

Seja responsável com aquilo que você publica. Não faça acusações gratuitas que não pode provar. Não reporte boatos como se fossem factos verdadeiros. Tudo o que você faz no Wikinotícias é registrado. Se você for um vândalo e reportar histórias falsas, será desmascarado. A legislação da maioria dos países pune a calúnia e a difamação. Se você reportar histórias falsas correrá o risco de ser processado por calúnia ou difamação.

Contacte a comunidade[editar]

Uma vez que você atenda todos os requisitos para ser um correspondente Wikinotícias, contacte a comunidade na Esplanada.