Washington condena prisão de russo que trabalhava em missão diplomática dos EUA

Fonte: Wikinotícias

17 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Rússia acusou um de seus cidadãos, um ex-funcionário de missão diplomática dos EUA por 25 anos, de colaborar com os Estados Unidos.

As agências de notícias estatais russas identificaram o funcionário como Robert Shonov, 62. Os EUA disseram que ele trabalhava para o Consulado Geral dos EUA na cidade provincial de Vladivostok, no extremo leste, até que Moscou ordenou o fechamento das instalações há dois anos.

Os EUA disseram que, como a Rússia, contratam trabalhadores locais para as operações de sua embaixada em todo o mundo. O Departamento de Estado disse que, no momento de sua prisão, Shonov "era empregado de uma empresa contratada para fornecer serviços à Embaixada dos Estados Unidos em Moscou, em estrita conformidade com as leis e regulamentos da Rússia".

"A única função de Shonov no momento de sua prisão era compilar resumos de notícias de fontes de mídia russa disponíveis ao público", disse o Departamento de Estado. "O fato de ele ser alvo do estatuto de 'cooperação confidencial' destaca o uso flagrante da Federação Russa de leis cada vez mais repressivas contra seus próprios cidadãos."

As agências de notícias estatais russas não deram detalhes sobre o caso contra Shonov. Ele foi preso em março e agora está detido na prisão de Leftortovo, em Moscou. Se condenado, ele pode pegar oito anos de prisão.

Fontes