Waldenor Pereira é eleito presidente da Comissão de Legislação Participativa
13 de março de 2021
O deputado Waldenor Pereira (PT-BA) foi eleito para presidir a Comissão de Legislação Participativa neste ano. Ao ser eleito, Pereira defendeu que é preciso alcançar um equilíbrio maior na participação da sociedade no Congresso Nacional e disse que a comissão será espaço para transformar em propostas legislativas os anseios da sociedade organizada. "Vamos ter de travar o mais amplo debate em defesa da democracia", destacou.
Também foi eleita, como 1ª vice-presidente, deputada Luiza Erundina (Psol-SP), que foi a primeira presidente da Comissão. Ela ressaltou que a democracia participativa é ainda apenas um embrião no Brasil e se disse entusiasmada com a composição do colegiado para 2021, quando ele completa 20 anos. "Tenho certeza de que estou recriando junto com vocês uma nova CLP, num tempo diferente, crítico, de risco para a democracia."
Foram eleitos ainda o 2º vice, deputado João Daniel (PT-SE); e o 3º vice, deputado Vilson da Fetaemg (PSB-MG).
Diferentemente das demais comissões permanentes, a Comissão de Legislação Participativa não vota propostas legislativas. Criada em 2001 para facilitar a participação da sociedade no processo de elaboração de leis, a comissão analisa sugestões das mais diversas entidades e as transforma em projetos para serem analisados pela Câmara.
O presidente anterior, deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), fez um balanço do funcionamento da CLP em 2019, destacando os debates realizados. Em 2020 as comissões permanentes não funcionaram, em função da pandemia.
- Perfil do presidente
Waldenor Pereira exerce seu terceiro mandato de deputado federal, sempre eleito pelo PT. Foi vice-líder do partido e membro titular de diversas comissões permanentes, como Cultura, Educação e Legislação Participativa. Entre 2012 e 2015 presidiu a comissão especial que analisou o projeto da Lei de Responsabilidade Educacional (PL 7420/06).
Pereira foi deputado estadual na Bahia também pelo PT, de 2003 a 2010. Antes de iniciar sua carreira política, foi reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista, e presidente do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia. É economista formado na Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia, com especializações pela UFPE, UFBA e UFRJ. Também cursou doutorado na Universidade Complutense de Madri.
Fontes
- Waldenor Pereira é eleito presidente da Comissão de Legislação Participativa — Câmara dos Deputados do Brasil, 13 de março de 2021
Essa notícia, ou partes dela, foi extraída da Câmara de Deputados. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |