Ventania acima de 70km/h assusta moradores do interior de SP; nuvem de poeira foi registrada

Fonte: Wikinotícias

Rajadas de vento de até 70km/h provocaram estragos e levantamento de poeira em cidades do interior de SP. Fenômeno está associado à passagem de uma frente fria sobre o Sul e Sudeste do Brasil

Rajada de vento em Piracicaba.

São Paulo, Brasil • 12 de agosto de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na tarde de quinta-feira (11 de agosto de 2023), uma forte ventania atingiu várias cidades do interior de SP, levantando uma nuvem de poeira que reduziu a visibilidade e causou transtornos, principalmente em Bauru e Marília. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos chegaram a atingir 78,4 quilômetros por hora em alguns pontos da região.

A nuvem de poeira foi provocada pela combinação de um longo período de estiagem, que deixou o solo seco e suscetível à erosão, e a aproximação de uma frente fria, que trouxe nuvens carregadas e pancadas de chuva com granizo. A diferença de pressão entre as massas de ar gerou rajadas de vento que suspenderam as partículas de poeira do solo.

As cidades mais afetadas pelo fenômeno foram Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Marília e Bauru. Todas no centro-oeste do estado de São Paulo. Em Ourinhos, a ventania derrubou pelo menos três árvores e destelhou uma obra na Vila Bom Jardim. Em Santa Cruz do Rio Pardo, o muro de uma casa em construção no bairro Parque São Jorge caiu por conta da força dos ventos. Em Bauru e Marília, as duas cidades ficaram encobertas por uma camada de poeira vermelha. Não houve registro de feridos.

Não foi apenas no centro-oeste de SP que houve registro de ventanias. A cidade de Piracicaba, incluindo outras da região, também foi atingida por fortes rajadas de vento que ultrapassaram os 60 km/h. De acordo com os dados da estação meteorológica da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq), os ventos em Piracicaba chegaram a 63,3 km/h.

Nas redes sociais, moradores compartilharam as fortes rajadas de vento em diversas cidades, como Rio Claro, Piracicaba, São Carlos, entre outras.

A Defesa Civil emitiu um alerta para rajadas de vento em todas as regiões do estado, inclusive no centro-oeste paulista. A previsão é de que o tempo permaneça instável nos próximos dias, com possibilidade de mais chuvas e ventanias. Os moradores devem ficar atentos aos alertas meteorológicos e evitar se expor a situações de risco.

Notícia Relacionada

Fontes