Venezuelanos veem retomada de voos entre Venezuela e Espanha como "alívio"

Fonte: Wikinotícias

2 de fevereiro de 2022

link=mailto:?subject=Venezuelanos%20veem%20retomada%20de%20voos%20entre%20Venezuela%20e%20Espanha%20como%20"alívio"%20–%20Wikinotícias&body=Venezuelanos%20veem%20retomada%20de%20voos%20entre%20Venezuela%20e%20Espanha%20como%20"alívio":%0Ahttps://pt.wikinews.org/wiki/Venezuelanos_veem_retomada_de_voos_entre_Venezuela_e_Espanha_como_%22al%C3%ADvio%22%0A%0ADe%20Wikinotícias Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
link=mailto:?subject=Venezuelanos%20veem%20retomada%20de%20voos%20entre%20Venezuela%20e%20Espanha%20como%20"alívio"%20–%20Wikinotícias&body=Venezuelanos%20veem%20retomada%20de%20voos%20entre%20Venezuela%20e%20Espanha%20como%20"alívio":%0Ahttps://pt.wikinews.org/wiki/Venezuelanos_veem_retomada_de_voos_entre_Venezuela_e_Espanha_como_%22al%C3%ADvio%22%0A%0ADe%20Wikinotícias Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Como “alívio” os venezuelanos descrevem a reativação dos voos regulares entre a nação sul-americana e a Espanha, após quase dois anos suspensos.

"Já demorou muito para retomar os voos", disse o jovem Andrés Medina, que acompanhava o pai a um procedimento no consulado espanhol em Caracas .

Medina disse que devido às restrições, teve que adiar uma viagem que estava programada desde maio de 2020 para ver parentes na Espanha.

A Europa foi um dos primeiros destinos cujos voos foram cancelados em março de 2020 pelo governo venezuelano, como medida preventiva contra o coronavírus.

Embora desde novembro as autoridades venezuelanas tenham permitido gradualmente atividades comerciais aéreas, abrindo diferentes rotas, até agora a única porta de entrada dos venezuelanos para a Europa era pela Turquia.

Medina disse que decidiu não fazer outra rota porque já tinha passagem direta. No momento, ele ainda não teve informações após a retomada dos voos, mas da agência de viagens disseram-lhe que a companhia aérea responderia.

O jovem assegura que a retoma destes voos “para os venezuelanos aqui no país é um alívio, porque muitos de nós aqui temos familiares no estrangeiro (…) [e Espanha] é um dos destinos onde nos abrem as portas, [que] as portas ainda não foram fechadas para nós.”

Em 24 de janeiro, a Espanha juntou-se aos outros sete destinos autorizados pela Venezuela, depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que os países levantassem suas restrições de viagem relacionadas ao COVID-19, considerando que estas "poderiam exacerbar o estresse econômico e social relacionado à pandemia .”

Mas para alguns na nação sul-americana, a reativação dos voos entre os dois países chega um pouco tarde.

É o caso de María Gabriela Reyes, o marido e a filha de quatro anos, que desde o final do ano passado têm passagens para visitar amigos íntimos na Espanha, com escala na Turquia. “Há sete anos que não saíamos do país, surgiu-nos a oportunidade, e porque tínhamos grandes amigos em Espanha, comprámos a rota para Espanha partindo de Caracas para a Turquia”, explicou este comunicador social.

Morando em Maracaibo, capital do estado ocidental de Zulia, ela e sua família precisam ir primeiro à capital venezuelana para pegar o voo de 12 horas para a Turquia e depois o avião que os levará à Espanha.

“Vamos viajar dois dias para um voo que poderia ter sido direto; Eu entendo que oito ou nove horas”, disse Reyes.

Este venezuelano admite que, depois de abrir a Espanha como destino, "no início dá-lhe um pouco de frustração, porque são 200 ou 300 dólares a menos" nos bilhetes do que custava com uma escala na Turquia.

"Por outro lado, depois de tanto tempo comprado, é preferível não pensar tanto no que você poderia ter feito que não foi, porque a verdade é que neste país não se pode planejar", disse. .

Eles preveem cinco voos semanais entre a Venezuela e a Europa

O major-general Juan Teixeira, presidente do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC) da Venezuela, disse em entrevista na semana passada ao canal oficial VTV , que desde os últimos meses de 2021 alguns voos especiais estavam sendo realizados com as companhias aéreas espanholas Air Europa, Iberia, Plus Ultra e a venezuelana Conviasa.

Após a reativação da rota, Teixeira explicou que vão ter "cinco voos semanais para a Europa", inicialmente a partir do Aeroporto Internacional Maiquetía Simón Bolívar, nos arredores da capital venezuelana.

“Esta é uma medida que mostra que passamos de menos a mais, que o protocolo de biossegurança que tem sido aplicado no setor da aviação tem funcionado”, disse o presidente do INAC.

Por sua vez, o presidente da Associação Aérea Venezuelana (ALAV), Humberto Figuera, afirmou em entrevista à rádio nacional Unión Radio que "é uma bênção podermos viajar diretamente para a Espanha sem ter que fazer malabarismos".

Entretanto, os Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea (AENA) confirmaram que esta semana “estão previstos cinco voos entre Venezuela e Espanha: 3 partidas e 2 chegadas, todas do Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas”.

O primeiro desses voos, acrescentaram, seria agendado para terça-feira, 1º de fevereiro.

Fontes