Venezuelana nos EUA: "TPS tem sido a melhor notícia"

Fonte: Wikinotícias

19 de março de 2021

link=mailto:?subject=Venezuelana%20nos%20EUA:%20"TPS%20tem%20sido%20a%20melhor%20notícia"%20–%20Wikinotícias&body=Venezuelana%20nos%20EUA:%20"TPS%20tem%20sido%20a%20melhor%20notícia":%0Ahttps://pt.wikinews.org/wiki/Venezuelana_nos_EUA:_%22TPS_tem_sido_a_melhor_not%C3%ADcia%22%0A%0ADe%20Wikinotícias Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

link=mailto:?subject=Venezuelana%20nos%20EUA:%20"TPS%20tem%20sido%20a%20melhor%20notícia"%20–%20Wikinotícias&body=Venezuelana%20nos%20EUA:%20"TPS%20tem%20sido%20a%20melhor%20notícia":%0Ahttps://pt.wikinews.org/wiki/Venezuelana_nos_EUA:_%22TPS_tem_sido_a_melhor_not%C3%ADcia%22%0A%0ADe%20Wikinotícias Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Com a aprovação do Status de Proteção Temporária ou TPS, os imigrantes venezuelanos veem seu futuro de forma diferente. Alguns desejam encontrar um emprego mais de acordo com sua profissão na Venezuela.

Julia Moncada está nos Estados Unidos há quatro anos e é uma das mais de 300.000 pessoas que se beneficiariam com o TPS aprovado recentemente pelo governo Biden. Um programa que dá imigração temporária e estabilidade de emprego à diáspora venezuelana nos Estados Unidos. Para quem pode se beneficiar, representa uma dose de tranquilidade.

“O que traz essa tranquilidade? Que você possa trabalhar e que seu trabalho seja valorizado porque você tem toda a sua papelada em ordem”, diz Julia, que é dentista de profissão e se o TPS for aprovado, ela almeja ter um trabalho relacionado à carreira que vinha exercendo na Venezuela.

“Estou fazendo curso de primeiros socorros e radiologia odontológica. Posso estar perto do que é a profissão e isso para mim é uma grande emoção, uma grande tranquilidade”, afirma Julia.

Para pessoas como Julia, esse alívio da imigração a ajuda a superar obstáculos adicionais à questão do emprego, que ela desconhecia quando decidiu ficar e morar nos Estados Unidos.

“Quando eu cheguei, todo mundo, oh! A Venezuela é muito ruim, fica. Então você começa a encontrar os obstáculos; não, mas você não pode dirigir com sua licença de lá, você tem que se inscrever para obter a de cá; Mas quando você vai pedir aqui, eles pedem muitos documentos, o social, a residência”, explica Julia.

Sempre com a filha, hoje com 11 anos, Julia sonha em voltar para a Venezuela em algum momento; mas espera que os beneficiários do TPS sejam eventualmente incluídos em uma proposta de reforma da imigração. Uma aspiração compartilhada por Ismênia Bolívar, que está em processo de asilo e teme que, se a negarem, não será protegida. Portanto, também se aplica ao TPS.

“Com uma reforma da imigração, poderíamos solicitar uma residência e depois uma cidadania, enquanto com um asilo, corremos o risco de perder”, diz Ismenia, que espera há vários meses que seu pedido de asilo seja resolvido.

Damaris Rangel, especialista em questões de imigração, garante que os requerentes de asilo também podem solicitar o TPS e que não anula o seu pedido de asilo, mas recomenda que cada pessoa consulte bem os advogados antes de tomar uma decisão.

“Asilo é proteção, mas não confere status, o TPS oferece status legal”, explica Rangel, que nos últimos meses se dedicou a ajudar legalmente os migrantes venezuelanos que enfrentam processos de deportação por perderem seus direitos.

Fontes