Venezuela acusada de usar a pandemia como ferramenta de repressão

Fonte: Wikinotícias

15 de março de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A pandemia de COVID-19 tem servido como instrumento de repressão e deterioração democrática em países como Venezuela, Cuba e Nicarágua, segundo o último relatório da organização Freedom House. O Voice of America consultou especialistas que afirmaram que as restrições provocadas pela crise da saúde atingiram “como uma luva” aos governos destas nações.

Por mais de 15 anos, a Freedom House refletiu a erosão das liberdades civis na Venezuela, em seu relatório anual Global Freedom em 2020, ele observa que há um ingrediente adicional que parece ter dado uma pausa ao governo de Nicolás Maduro.

Neste ano, a Nicarágua, com 24 pontos, e a Venezuela, com 28, figuram no relatório da organização entre as 10 nações com maior queda nas liberdades políticas e civis nos últimos 10 anos.

“A pandemia, de uma forma ou de outra, tem influenciado a maioria dos governos autoritários e populistas a usar a pandemia como pretexto para fortalecer uma série de práticas autoritárias, o uso da força, a falta de informação sanitária, prisões e desinformação”, indica Gerardo Berthin, diretor para a América Latina e Caribe da Freedom House.

Segundo o relatório, a Venezuela ocupa o penúltimo lugar na lista de 35 países classificados como "livres", "parcialmente livres" e "não livres".

Fontes