Venezuela: entenda como será a eleição para nova Assembleia Nacional
8 de novembro de 2020
A contagem regressiva das eleições legislativas da Venezuela está marcada para 6 de dezembro, começando na sexta-feira (11/06).
Cerca de 14.400 candidatos iniciaram a sua campanha eleitoral oficial na última terça-feira (03/11) para disputar 277 cadeiras na Assembleia Nacional da Venezuela. Pela primeira vez, os dois lados terão um debate televisionado entre os candidatos eleitos todas as quintas-feiras.
Indira Alfonzo, presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), garantiu que metade da auditoria foi realizada. Ela também incentivou o movimento e o público a participarem desse processo.
"Estamos em um período de campanha. Estamos avaliando esse processo com os nossos inspetores. Convocamos todos a aderirem à nossa campanha", disse Alfonzo em reunião com organizações políticas elegíveis para concorrer ao parlamento nesta sexta-feira.
O direito de voto também anunciou uma nova simulação eleitoral em 15 de novembro. O objetivo é familiarizar o eleitor com as novas urnas eletrônicas e as medidas de biossegurança adotadas em função da pandemia.
A CNE também garantiu que cerca de 30% dos eleitores participaram na primeira simulação no dia 25 de outubro.
Representantes indígenas serão eleitos neste fim de semana. Segundo a Constituição venezuelana, os povos primitivos elegeram três representantes na Assembleia Nacional.
Na fase final deste processo, aprenda sobre alguns aspectos gerais do sistema eleitoral da Venezuela.
Fonte
- Venezuela: entenda como será a eleição para nova Assembleia Nacional, Brasil de Fato, 7 de novembro de 2020.
Esta página está arquivada e não é mais editável. |