Venezuela: Maduro busca dinheiro estrangeiro para aumentar produção de petróleo

Fonte: Wikinotícias

22 de maio de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

De acordo com um documento interno da petroleira venezuelana PDVSA, o Governo de Nicolás Maduro estaria retomando o sistema de concessões privadas e investimentos estrangeiros para recuperar os níveis de produção de petróleo anteriores a a chegada de Hugo Chávez ao poder.

Segundo o dossiê "Oportunidades de Investimento", seriam necessários 58 bilhões de dólares para voltar aos 3,4 milhões de barris por dia de 1998. Na prática, os planos de Maduro implicariam em aumentar a produção cerca de seis vezes mais que a atual, pois segundo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, OPEP, Venezuela produziu 445.000 barris de petróleo em abril.

Segundo o documento, nesses contratos, os investidores financiariam 100% das operações e sua comercialização. Não é assim a propriedade, que continuaria a ser do Estado venezuelano.

“Uma empresa vai ter uma concessão de 20 anos para explorar um campo e tem todos os direitos de exploração e comercialização de petróleo bruto. A única coisa que não é dono da reserva porque a Constituição não permite”, disse Horacio Medina, ex-executivo da PDVSA.

Segundo o especialista em petróleo, a existência desse documento interno, e o fato de a PDVSA buscar agora investimentos estrangeiros, é um sinal de “destruição da indústria de hidrocarbonetos e privatização das operações e privatização de tudo o que é comercialização de petróleo bruto. Isso é um passo ao contrário de tudo o que eles disseram desde 1999”.

No entanto, chegar a 3,4 milhões de barris por dia em 1998 pode custar mais do que 58 bilhões de dólares originalmente planejados pela PDVSA. Segundo o economista do petróleo Carlos Mendoza, “pode chegar a um milhão de barris por dia em dois anos, mas é uma loucura chegar a 60 bilhões para trazer a produção de 1998”.

E sem sinais de que o governo Biden vai, por enquanto, suspender ou afrouxar as sanções contra a PDVSA, qual seria o objetivo de Nicolás Maduro com esse plano de suspender a produção de petróleo voltando ao sistema de concessão?

Para Mendoza, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, “é um homem enquadrado pela política do estado dos EUA, e a política do estado dos EUA é uma só: 'Não queremos Maduro”. Neste contexto, garante, Maduro estaria mesmo recorrendo a mãos estrangeiras para recuperar as suas refinarias e abastecer o mercado interno, em meio à pior crise de combustíveis do país.

“Essas refinarias estão se recuperando para garantir o consumo interno. Eles atingirão níveis de 200.000 ou 300.000 barris por dia. Aí haveria uma pequena quantidade de exportação, mas não chegará aos níveis de exportação de gasolina, de exportação de querosene”, disse o especialista.

Fontes