Venezuela: Henrique Capriles desiste das primárias presidenciais da oposição

Fonte: Wikinotícias
Capriles em 2022

10 de outubro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O líder da oposição venezuelana, Henrique Capriles, suspendeu a sua candidatura às primárias presidenciais da oposição, argumentando que se encontra sob uma desqualificação “ilegal” para exercer cargos públicos durante 15 anos.

“A realidade é que continuo enfrentando uma desqualificação política que me faz decidir que não posso continuar nesta corrida eleitoral”, disse Capriles em carta divulgada.

“Sabemos que todas as desqualificações são impostas para limitar as opções eleitorais. Eu, vendo a possível mudança em 2024, estou convencido de que a discussão e o debate não podem ser a minha desqualificação, mas sim a verdadeira oportunidade de implementar políticas que possam se tornar melhorias concretas na qualidade de vida de todos os venezuelanos. E isso só será possível através da participação democrática e de eleições”, continuou.

Capriles apelou aos venezuelanos para que participem no processo que se realizará no dia 22 de outubro, com o objetivo de que “o povo se expresse e que seja uma manifestação cívica e democrática como reafirmação do percurso eleitoral rumo a 2024”.

Dos 12 candidatos que continuam na disputa das primárias, María Corina Machado, favorita nas intenções de voto segundo pesquisas privadas, e Freddy Superlano, estão inabilitados para ocupar cargos públicos.

A pesquisa mais recente da ORC Consultores mostrou que Machado lidera as intenções de voto nas primárias autogeridas com 41,42%, seguido por Capriles, com 4,43%; e Superlano, com 4,12%.

Machado e Superlano foram inabilitados pela Controladoria-Geral da República , durante a gestão do ex-controlador, Elvis Amoroso, hoje presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão encarregado de organizar as eleições no país, cuja composição atual, na opinião da oposição, tem o objetivo de “espantar” o voto da oposição.

Capriles havia sido desclassificado em 2017.

Fontes