Vazamento de relatório preliminar da ONU alerta para aceleração da devastação climática

Fonte: Wikinotícias

25 de junho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Por Pan ARMENIAN

Um rascunho de um relatório das Nações Unidas que acabou vazando pintou um quadro preocupante de como a mudança climática irá remodelar fundamentalmente a vida na Terra nas próximas décadas, mesmo que os humanos consigam domar as emissões de gases de efeito estufa que causam o aquecimento do planeta, relata a Al Jazeera .

No que é de longe considerado o catálogo mais completo já reunido sobre como as mudanças climáticas estão afetando o mundo, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) elaborou um documento de 4.000 páginas que foi visto pela agência de notícias AFP na quarta-feira.

Extinção de espécies, doenças mais disseminadas, calor insuportável, colapso do ecossistema, cidades ameaçadas pela elevação do mar - esses e outros efeitos climáticos devastadores estão se acelerando e devem se tornar dolorosamente óbvios antes que uma criança nascida hoje faça 30 anos, de acordo com o relatório preliminar.

“O pior ainda está por vir, afetando a vida de nossos filhos e netos muito mais do que a nossa”, diz o documento vazado.

No entanto, o estudo, projetado para influenciar decisões políticas críticas, não está programado para lançamento até fevereiro de 2022 - tarde demais para as cúpulas da ONU neste ano sobre clima, biodiversidade e sistemas alimentares, dizem alguns cientistas.

O relatório adverte que os principais choques climáticos anteriores alteraram dramaticamente o meio ambiente e eliminaram a maioria das espécies, levantando a questão de se a humanidade está plantando as sementes de sua própria morte.

Fonte