Vaticano se oferece para mediar fim da guerra na Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

28 de fevereiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O papa Francisco está sofrendo de dor aguda no joelho e não vai presidir as celebrações da Quarta-feira de Cinzas desta semana depois que seu médico lhe ordenou que descansasse. Apesar de seus problemas de saúde, o papa lançou esforços para mediar o fim da guerra na Ucrânia.

O Papa Francisco não presidirá a missa habitual para o início da Quaresma na Basílica de Santa Sabina, no Monte Aventino, em Roma, este ano.

A doença no joelho do papa também o forçou a cancelar os planos de viagem pela primeira vez em seu papado. Francisco estava programado para celebrar a missa no domingo em Florença para o encerramento de uma reunião de bispos e prefeitos da região do Mediterrâneo.

Mas a dor no joelho não impediu o papa de expressar repetidamente sua preocupação com os acontecimentos na Ucrânia.

Na sexta-feira, ele visitou o embaixador russo na Santa Sé, Alexander Avdeev, para expressar pessoalmente essas preocupações.

O Papa pediu a Quarta-feira de Cinzas esta semana para servir como um dia de oração e jejum pela paz na Ucrânia.

Suas preocupações foram expressas novamente no domingo, quando ele disse que seu “coração está partido” e pediu que os braços ficassem em silêncio.

Referindo-se aos que buscam refúgio como irmãos e irmãs, o papa fez um apelo apaixonado por corredores humanitários para ajudar os refugiados a deixar a Ucrânia.

O Vaticano agora disse que está preparado para ajudar em qualquer negociação destinada a acabar com a guerra no país do leste europeu. O número 2 do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, disse em entrevistas publicadas em jornais italianos na segunda-feira que o Vaticano está se oferecendo para facilitar o diálogo com a Rússia. Ele disse que sempre há espaço para negociação.

Mais cedo, o chefe da Conferência Episcopal Italiana, Cardeal Gualtiero Bassetti, anunciou que o papa não viajaria depois de falar com o Santo Padre por telefone.

Bassetti disse que o papa deu seu forte apoio ao encontro “Mediterrâneo, Fronteira da Paz” em Florença e queria participar, mas o médico recomendou que ele fizesse um “período de maior descanso” para a perna.

Ainda não está claro se o atual problema no joelho do papa está ligado a problemas ciáticos anteriores que o forçaram a cancelar algumas de suas aparições públicas nos últimos tempos e também o fizeram mancar. Apenas no mês passado, o pontífice de 85 anos reclamou de uma dor na perna, dizendo que piorava quando permanecia em pé.

O papa Francisco passou por uma cirurgia no cólon em julho, no que foi considerado seu problema de saúde mais grave desde que foi eleito chefe da Igreja Católica em março de 2013. Depois de passar 10 dias em um hospital, ele parecia se recuperar bem e logo voltou às suas atividades diárias.

Fontes