Vargas Llosa assume cadeira na Académie Française

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

27 de novembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

A Académie Française (equivalente francesa à Academia Brasileira de Letras) anunciou na última quinta-feira (25) a eleição do escritor peruano Mario Vargas Llosa (85) para assumir a cadeira de número 18 da instituição.

Eleito após outra votação que permitiu uma exceção ao limite de 75 anos idade para candidatar-se, o escritor será o primeiro a integrá-la sem ter publicado nenhuma de suas obras na língua francesa.

O reconhecimento à obra de Vargas Llosa, muito influenciada pela literatura francesa, lhe rendeu a entrada para duas outras equivalentes à Académie Française: a Academia Peruana de Línguas e a Real Academia Española (RAE), além de um Nobel de Literatura, entre outras honras.

Politicamente ativo, a partir de 1966 o escritor começou a abandonar suas posições à esquerda, e em 1990 concorreu à presidência de seu país por uma coalizão liberal de direita derrotada por Alberto Fujimori, de quem tornou-se crítico, apoiando posteriormente a candidatura de sua filha Keiko Fujimori. Atualmente define-se como um liberal democrata contrário à extrema-direita.

Fontes


Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit