Valve anuncia Steam Deck, novo console portátil

Fonte: Wikinotícias

17 de julho de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Logotipo da Valve

A Valve anunciou no último dia 15 um novo console portátil, o Steam Deck. Com um design que lembra o Nintendo Switch, o objetivo do aparelho é permitir que jogos de computador sejam jogados em qualquer lugar. A empresa disse que todos os jogos de sua loja digital, a Steam, serão jogáveis. Também estará disponível um "dock", vendido separadamente, permitindo que o Steam Deck funcione em uma TV. O console já havia sido vazado anteriormente, sob o nome "SteamPal".

O controle do Steam Deck contém dois analógicos, um D-pad e um layout de quatro botões. Para uma maior precisão, existem dois trackpads, um de cada lado da máquina. Além disso, há quatro gatilhos nos ombros do dispositivo e mais quatro entre o dedo anelar e mínimo. A tela LCD é sensível ao toque, de 7 polegadas, com proporção de 16:10 e taxa de atualização de 60 Hz, além de uma resolução de 1280x800.

Até o momento, três modelos foram anunciados. O modelo mais barato custa 399 dólares e oferece 64 GB de armazenamento. O modelo do meio custa 529, com um SSD de 256 e um "pacote exclusivo de perfis da Comunidade Steam". O modelo mais caro custa 649 dólares e inclui um SSD de 512 GB, e a tela conta com "vidro antiofuscante de qualidade premium". O modelo também acompanha uma case exclusiva e um teclado virtual personalizado, além do bônus do modelo anterior.

O sistema operacional do Steam Deck é uma distribuição Linux batizada de SteamOS. No entanto, trocar por outros sistemas, como Windows, será possível. Apesar de anunciado como console, o aparelho também pode ser considerado um computador portátil. As pré-vendas já estão abertas e o lançamento está programado para dezembro.

Notícias relacionadas

Fontes