Vacina contra influenza A só deverá estar disponível a partir de outubro

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

13 de junho de 2009

A vacina contra a influenza A (H1N1), a gripe suína, só deverá ser disponibilizada para uso a partir de outubro deste ano, após passar por mais testes. Mesmo assim, o acesso a ela dependerá, ainda, da capacidade e da tecnologia de cada fabricante. A afirmação foi feita ontem (12) pelo assessor-técnico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Jon Andrus, via teleconferência em Washington, capital dos Estados Unidos.

Segundo Andrus, a Opas já convocou o grupo chamado de "Os Sábios”, com o objetivo de acelerar o processo de liberação da vacina para a população. “Eles vão analisar a situação da vacina e identificar as possíveis brechas existentes nos dados já analisados”, disse o representante da Opas.

Andrus informou que o grupo vai se reunir no dia 7 de julho, em Genebra (Suíça), para dar posição sobre os primeiros grupos a serem vacinados. “Informações preliminares indicam que serão necessárias duas doses da vacina. Mas para ela estar acessível às populações dependeremos da capacidade e da tecnologia de cada fabricante”, disse.

Sobre a elevação do alerta para o nível 6 (pandemia), medida anunciada anteontem (11) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Andrus disse que isso "nos permite adotar intervenções contínuas mais apropriadas, uma vez que a maioria das pandemias duram anos".

Para o assessor da Opas, a luta contra o vírus "é uma corrida de maratona", e a comunicação entre os conselhos resultará "numa maior capacidade de atender com ambição às necessidades do futuro”.

Fonte


Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati