Vacina contra influenza A só deverá estar disponível a partir de outubro

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

13 de junho de 2009

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A vacina contra a influenza A (H1N1), a gripe suína, só deverá ser disponibilizada para uso a partir de outubro deste ano, após passar por mais testes. Mesmo assim, o acesso a ela dependerá, ainda, da capacidade e da tecnologia de cada fabricante. A afirmação foi feita ontem (12) pelo assessor-técnico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Jon Andrus, via teleconferência em Washington, capital dos Estados Unidos.

Segundo Andrus, a Opas já convocou o grupo chamado de "Os Sábios”, com o objetivo de acelerar o processo de liberação da vacina para a população. “Eles vão analisar a situação da vacina e identificar as possíveis brechas existentes nos dados já analisados”, disse o representante da Opas.

Andrus informou que o grupo vai se reunir no dia 7 de julho, em Genebra (Suíça), para dar posição sobre os primeiros grupos a serem vacinados. “Informações preliminares indicam que serão necessárias duas doses da vacina. Mas para ela estar acessível às populações dependeremos da capacidade e da tecnologia de cada fabricante”, disse.

Sobre a elevação do alerta para o nível 6 (pandemia), medida anunciada anteontem (11) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Andrus disse que isso "nos permite adotar intervenções contínuas mais apropriadas, uma vez que a maioria das pandemias duram anos".

Para o assessor da Opas, a luta contra o vírus "é uma corrida de maratona", e a comunicação entre os conselhos resultará "numa maior capacidade de atender com ambição às necessidades do futuro”.

Fonte