Vacina contra HPV é aplicada em 43,7% das adolescentes paulistas

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

17 de outubro de 2014

Brasil

A segunda dose da vacina contra o HPV no estado de São Paulo atingiu, desde 1º de setembro, 417,3 mil adolescentes, o que representa cobertura de 43,75% do público-alvo. No país, o índice médio é 31,54%. Os dados, divulgados hoje (17), são da Secretaria de Estado da Saúde. A vacina é destinada às adolescentes com 11, 12 e 13 anos. Segundo a secretaria, são necessárias três doses para a proteção efetiva. A vacinação da primeira dose atingiu 100% do público-alvo no estado.

HPV

As garotas que receberam a vacina devem tomar a segunda dose em até seis meses após a primeira. Caso a adolescente ainda não tenha iniciado o esquema de vacinação, a primeira dose permanece disponível nos postos. A terceira dose, que funciona como um reforço, deve ser aplicada cinco anos após a primeira.

“A infecção pelo HPV pode evoluir para câncer do colo do útero, quarta causa de morte por câncer no país. É fundamental que as adolescentes compareçam aos postos de saúde para tomarem a segunda dose da vacina”, destaca Helena Sato, diretora de Imunização da secretaria.

A vacina tem eficácia superior a 95%, e é distribuída gratuitamente em qualquer um dos 4,7 mil postos de vacinação do estado. O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso, transmitido por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão é a relação sexual, mas também há contágio entre a mãe e o bebê durante a gravidez ou o parto.

Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas. Em alguns casos ocasiona o surgimento de verrugas genitais e o câncer do colo do útero.

Fontes[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati