Vacina contra HPV é aplicada em 43,7% das adolescentes paulistas

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

17 de outubro de 2014

Brasil

A segunda dose da vacina contra o HPV no estado de São Paulo atingiu, desde 1º de setembro, 417,3 mil adolescentes, o que representa cobertura de 43,75% do público-alvo. No país, o índice médio é 31,54%. Os dados, divulgados hoje (17), são da Secretaria de Estado da Saúde. A vacina é destinada às adolescentes com 11, 12 e 13 anos. Segundo a secretaria, são necessárias três doses para a proteção efetiva. A vacinação da primeira dose atingiu 100% do público-alvo no estado.

HPV

As garotas que receberam a vacina devem tomar a segunda dose em até seis meses após a primeira. Caso a adolescente ainda não tenha iniciado o esquema de vacinação, a primeira dose permanece disponível nos postos. A terceira dose, que funciona como um reforço, deve ser aplicada cinco anos após a primeira.

“A infecção pelo HPV pode evoluir para câncer do colo do útero, quarta causa de morte por câncer no país. É fundamental que as adolescentes compareçam aos postos de saúde para tomarem a segunda dose da vacina”, destaca Helena Sato, diretora de Imunização da secretaria.

A vacina tem eficácia superior a 95%, e é distribuída gratuitamente em qualquer um dos 4,7 mil postos de vacinação do estado. O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso, transmitido por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão é a relação sexual, mas também há contágio entre a mãe e o bebê durante a gravidez ou o parto.

Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas. Em alguns casos ocasiona o surgimento de verrugas genitais e o câncer do colo do útero.

Fontes[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati