Vacina contra HPV é aplicada em 43,7% das adolescentes paulistas
17 de outubro de 2014
Brasil —
A segunda dose da vacina contra o HPV no estado de São Paulo atingiu, desde 1º de setembro, 417,3 mil adolescentes, o que representa cobertura de 43,75% do público-alvo. No país, o índice médio é 31,54%. Os dados, divulgados hoje (17), são da Secretaria de Estado da Saúde. A vacina é destinada às adolescentes com 11, 12 e 13 anos. Segundo a secretaria, são necessárias três doses para a proteção efetiva. A vacinação da primeira dose atingiu 100% do público-alvo no estado.
As garotas que receberam a vacina devem tomar a segunda dose em até seis meses após a primeira. Caso a adolescente ainda não tenha iniciado o esquema de vacinação, a primeira dose permanece disponível nos postos. A terceira dose, que funciona como um reforço, deve ser aplicada cinco anos após a primeira.
“A infecção pelo HPV pode evoluir para câncer do colo do útero, quarta causa de morte por câncer no país. É fundamental que as adolescentes compareçam aos postos de saúde para tomarem a segunda dose da vacina”, destaca Helena Sato, diretora de Imunização da secretaria.
A vacina tem eficácia superior a 95%, e é distribuída gratuitamente em qualquer um dos 4,7 mil postos de vacinação do estado. O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso, transmitido por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão é a relação sexual, mas também há contágio entre a mãe e o bebê durante a gravidez ou o parto.
Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas. Em alguns casos ocasiona o surgimento de verrugas genitais e o câncer do colo do útero.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
Bruno Bocchini. Vacina contra HPV é aplicada em 43,7% das adolescentes paulistas— Agência Brasil, 17/10/2014
Esta licença não é mais válida para o conteúdo produzido após 23 de fevereiro de 2017. A partir desta data as notícias estão protegidas por direitos autorais. O texto poderá ser utilizado apenas para finalidades de uso pessoal, sem intuito comercial ou lucrativo. Ajude a reescrever as notícias. | ||
![]() |
A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) libera seus conteúdos à Agência Brasil sob domínio público e os termos de uso dela. |
![]() |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|