VOA: tropas russas cavaram trincheiras ao redor de Chernobyl

Fonte: Wikinotícias

7 de abril de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma autoridade ucraniana forneceu à Voice of America fotos exclusivas tiradas após a ocupação russa da antiga usina nuclear de Chernobyl, mostrando trincheiras suspeitas cavadas em solo radioativo perto do local do acidente de 1986.

As fotos foram enviadas na quarta-feira por Evgen Kramarenko, chefe da agência ucraniana que administra a zona de exclusão da usina de Chernobyl, que disse que foram tiradas por ele mesmo durante uma visita ao local com alguns de seus colegas no dia anterior.

Foi a primeira visita ao local da equipe de Kramarenko desde a retirada das tropas russas da usina e seus arredores em 31 de março. Moscou ocupa a área desde 24 de fevereiro, dia em que começou a invasão da Ucrânia.

Em entrevista por telefone, Kramarenko disse que as fotos mostram trincheiras cavadas por tropas russas com maquinário pesado perto do reator nº 4.

A explosão daquele reator em 26 de abril de 1986 causou o pior acidente nuclear da história. Centenas de milhares de pessoas foram forçadas a evacuar de comunidades vizinhas, inclusive na vizinha Bielorrússia. A zona de exclusão após o acidente se estende até 30 quilômetros da usina de Chernobyl.

Rastros de veículos pesados podem ser vistos em algumas das fotos das trincheiras de Kramarenko.

Em um comunicado em 31 de março, a empresa estatal ucraniana que opera a usina, Energoatom, disse que as tropas russas foram expostas a “grandes doses de radiação.”

A VOA não conseguiu verificar de forma independente a saúde das tropas russas que ocuparam a usina de Chernobyl e depois se retiraram para a Bielorrússia, aliada de Moscou que permitiu que seu território fosse usado para atacar a Ucrânia. A Rússia não disse nada sobre a condição dos soldados.

Fontes