Vídeo de suposto "gabinete paralelo" da Saúde vaza e gera prova para CPI da COVID-19
4 de junho de 2021
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Um vídeo vazado no portal Metrópoles mostra um encontro feito no Palácio do Planalto. O site divulgou este vídeo numa reportagem e a transmissão desta reunião foi feita ao vivo no Facebook em novembro de 2020.
Aparecem nas imagens, o presidente Jair Bolsonaro, o deputado Osmar Terra, o virologista Paulo Zanotto e outros profissionais, além de Nise Yamaguchi.
Na gravação, os citados fizeram declarações contrárias a vacina e defenderam o "tratamento precoce" com medicamentos sem eficácia comprovada contra a COVID-19. Ainda no vídeo, Zanotto propôs a criação de um "shadow cabinet", que em português significa "gabinete das sombras" ou da "escuridão" para aconselhar o Governo.
Minutos antes, o virologista questionou a eficácia das vacinas e opinou junto com o presidente, dizendo que era para tomar "extremo cuidado" e que o país "talvez não deva ter vacinas".
Ele revelou nesta reunião que Arthur Weintraub intermediava diálogo entre o "conselho paralelo" e o Palácio do Planalto. Isto também é tema da CPI.
Nise Yamaguchi também é registrada no vídeo e cita famílias que se "beneficiaram" com os medicamentos do "Kit COVID". No interrogatório da oncologista, o relator da CPI Renan Calheiros mostrou um gráfico com 6 pessoas que supostamente integravam o tal "gabinete paralelo" na Saúde. Confira abaixo:
- Carlos Bolsonaro
- Carlos Wizard
- Arthur Weintraub
- Luciano Azevedo
- Osmar Terra
- Nise Yamaguchi
A CPI da COVID-19 suspeita que este gabinete tenha aconselhado Bolsonaro a tomar medidas no combate a pandemia de coronavírus.
Fontes
- Em reunião com Bolsonaro, Osmar Terra, Nise e outros profissionais de saúde; virologista propõe "grupo das sombras" para aconselhar o Governo G1, Grupo Globo (04-06-2021)
- Renan apresenta na CPI lista de supostos integrantes do "gabinete paralelo" G1, Grupo Globo (04-06-2021)
- Vídeos mostram Bolsonaro sendo aconselhado por "ministério paralelo" R7, Grupo Record (04-06-2021)
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. |