Utilizador:Ibirajá Foco

Fonte: Wikinotícias
IBIRAJÁ 

JAQUETÔ

Na história Ibirajá, houve um o primeiro nome; Bonfim de Água Fria, isso por causa do padroeiro do lugar. Nosso Senhor do Bom Fim.

Jaquetô; Um segundo nome dado a nossa querida Ibirajá nas décadas anteriores, havia muitas matas, quando chovia bastante e a topografia dos arredores dificultavam os meios de transporte, assim dando origem ao nome, Jaquetô!

IBIRAJÁ 14 de agosto de 1958; foi desmembrado de Alcança, passando a ser administrado por Itanhém BA. 58 Anos

Um distrito da cidade de Itanhém região Sul do estado da Bahia, terra do Jacarandá e das pedras preciosas. Na sua história, também, houve muitos homicídios, devido a extração dos Jacarandás e das pedras preciosas.

Ibirajá também possuem suas próprias economias, com destaque para a piscicultura, a pecuária e a agricultura, citando-se o cacau, a cana-de-açúcar, o café, o gado para corte, o leite e seus derivados. E a cachaça, são as mais famosa da região. O principal ponto turístico a famosa Cachoeira dos Catabrigas.

Pelo decreto-lei estadual nº 11089, de 30 de novembro de 1938 o distrito de Nossa Senhora do Itanhém, passou a denominar-se simplesmente Itanhém. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Itanhém, pela lei estadual nº 1031, de 14 de agosto de 1958, desmembrado de Alcobaça. Constituído de três distritos: Itanhém, Batinga e Ibirajá, foram todos desmembrados do município de Alcobaça, tornando-se o distrito de Itanhém a sede do Município. IBGE.

Ibirajá na origem tupi dignifica: Planta que dar frutos. E nós somos frutos desta terra.

IBIRAJA FOCO interagindo Elias Amaral ibirajafoco@gmail.com