Utilizador:Celso Ferenczi

Fonte: Wikinotícias
NÃO ao IP

O Maior Mandamento: ...Não se podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todos os deveres do homem se encontram resumidos nesta máxima: Fora da caridade não há salvação. O Evangelho Segundo o Espiritismo por Allan Kardec, Paris, abril de 1864tradução de José Herculano Pires.


E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar. E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Evangelho segundo Mateus, capítulo 22:34-40, entre os anos 70 e 115.


Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a , de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria. A caridade é paciente, é benigna; a caridade não é invejosa, não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo tolera, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. A caridade nunca falha... Agora, pois, permanecem a , a esperança e a caridade, estes três; mas a maior destas é a caridade. Primeira Epístola aos Coríntios, capítulo 13:1-7 e 13, por volta do ano 55, Paulo de Tarso.


625. Qual o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem para lhe servir de guia e de modelo?

— Vede Jesus.

Comentário de Kardec: Jesus é para o homem o tipo de perfeição moral a que pode aspirar a Humanidade na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ele ensinou é a mais pura expressão de sua lei, porque ele estava animado do espírito divino e foi o ser mais puro que já apareceu na Terra.

Se alguns dos que pretenderam instruir os homens na lei de Deus algumas vezes se desviaram para falsos princípios, foi por se deixarem dominar por sentimentos demasiado terrenos e por terem confundido as leis que regem as condições da vida da alma com as que regem a vida do corpo. Muitos deles apresentaram como leis divinas o que era apenas leis humanas, instruídas para servir às paixões e dominar os homens. O Livro dos Espíritos, Livro Terceiro – As Leis Morais, Cap. 1 – A Lei Divina ou Natural, II – Conhecimento da Lei Natural por Allan Kardec, Paris, 18 de abril de 1857tradução de José Herculano Pires.


Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade. Artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.


...Considera agora, meu caro, se pensas como eu. Estou certo de que desse modo ficaremos conhecendo melhor o que nos propomos investigar. És de opinião que seja próprio do filósofo esforçar-se para a aquisição dos pretensos prazeres, tal como comer e beber? De forma alguma, Sócrates, replicou Símias. E com relação aos prazeres do amor? A mesma coisa. E os demais prazeres, que entendem com os cuidados do corpo? És de parecer que lhes atribua algum valor? A posse de roupas vistosas, ou de calçados e toda a sorte de ornamentos do corpo, que tal achas? Eles os aprecia ou os despreza no que não for de estrita necessidade? Eu, pelo menos, respondeu, sou de parecer que o verdadeiro filósofo os despreza. Sendo assim, continuou, não achas que, de modo geral, as preocupações dessa pessoa, não visam ao corpo, porém tendem, na medida do possível, a afastar-se dele para aproximar-se da alma? É também o que eu penso. Nisto, por conseguinte, antes de mais nada, é que o filósofo se diferencia dos demais homens: no empenho de retirar quanto possível a alma na companhia do corpo. Evidentemente.... Fédon de Platão, Atenas, c. 387 a.C..


...Pippin: Este é o fim?

Gandalf: Fim? Não, a jornada não acaba aqui. A morte é somente mais um passo. Um que todos nós devemos tomar. Ergue-se a grande cortina cinza desse mundo e tudo se transforma em vidro prateado. E então você vê... Praias brancas e além, um longínquo campo verde sob um rápido nascer do sol.

Pippin: Bem, não é tão ruim assim, então.

Gandalf: Não. Não é...

The Lord of the Rings: The Return of the King (2003), filme de longa-metragem, direção de Peter Jackson, baseado nos livros da série O Senhor dos Anéis, escritos por J.R.R. Tolkien.

Criador das notícias em Wikinotícias: 16.10.13: Menina paquistanesa ganha prêmio Sakharov;

Colaborador na revisão e/ou ampliação dos artigos da Wikipédia lusófona Cairbar Schutel, Críticas ao Espiritismo, Direitos Humanos, Divaldo Pereira Franco, Espiritismo, Ghost (filme), Hugh Dowding, O Céu e o Inferno (livro), Reiki e Tom Sawyer. Criador do artigo da Wikipédia lusófona Cairbar Schutel (espírito) e da categoria Espíritas da Escócia.

Áreas de concentração: Espiritismo, Direitos Humanos, Literatura e Cinema


O que significa "sem fontes"?
  • O ónus da prova reside nos editores que introduziram determinada informação num artigo ou naqueles que desejem que a informação seja mantida. Os editores devem portanto providenciar as referências. Se determinada informação num artigo não for baseada em fontes reputadas, fiáveis e independentes, a Wikinotícias não deverá incluir essa informação.
  • Sem fontes fiáveis, sem verificabilidade, sem artigo... Fontes fiáveis são um requisito para um artigo, e não um objetivo. Então, elimine o artigo agora e espere por alguém para escrever um artigo credível, com fontes e verificável... Devem ser removidos, agressivamente, a menos que possam ser verificados.

Mau exemplo[editar | editar código-fonte]

Artigos ruins e sem fontes fiáveis são péssimos exemplos. Alunos que usam a Wikinotícias como fonte de pesquisa não conseguem entender a severidade dos seus professores em sala de aula. Somente o interesse pode explicar a inserção e a manutenção de artigos ruins. Somente o interesse pode explicar a alteração para pior de artigos bons.

Sorte[editar | editar código-fonte]

Ao criar, ou editar, um artigo na Wikinotícias é necessário que se tenha sorte suficiente para:

  • não se deparar com um editor que sabe tudo de tudo e
  • não se deparar com um editor mal educado.

Até o presente, este usuário não sabe dizer qual dos dois casos é o pior. Mas a pior situação é a de um sabe tudo mal educado!