Utilizador:Castelobranco/Credenciamento

Fonte: Wikinotícias

Para que os editores do Wikinotícias sejam reconhecidos como membros da imprensa por parte de terceiros, eles precisam de credenciais de imprensa. O método usual é de um jornalista requisitar um pedido de passe para uma organização, como um escritório do governo ou de empresa, agremiação esportiva, etc. Para tanto, eles deverão apresentar credenciais, ou ter uma carta de apresentação de um membro da equipe editorial.

A organização que promove o evento então verifica as credenciais apresentadas com a agência de notícias, e segue um processo de seleção até emitir uma credencial de imprensa para o jornalista. O passe de imprensa geralmente permite o acesso gratuito a um evento ou prioridade de acesso às áreas restritas.

Os editores do Wikinotícias teriam de ser oficialmente confirmados pelo projeto; o que é feito obrigatoriamente pela comunidade. O acesso privilegiado recebido pela credencial da imprensa é uma responsabilidade que não deve ser considerada de menor importância. Assim, o Wikinotícias tem um processo de credenciamento, e de revogação deste credenciamento.

Vencimento - O credenciamento de um wikijornalista será válido por um período de dois anos (estendido para o primeiro mês de junho ou dezembro subsequente) após a emissão da credencial permanente. A cada junho e dezembro, editores ativos cujas credenciais estão expirando serão submetidos a uma moção de confiança; determinando efetivamente se eles mantêm a confiança da comunidade. Durante este processo de renovação bianual, qualquer editor credenciado que estiver inativo terá sua credencial revogada. Apelos tardios, sem base em um histórico de atividade nos últimos seis a doze meses, não serão motivo para a manutenção das credenciais. Um período razoável de contribuições frequentes seria necessário para restabelecer a confiança da comunidade e ter novas credenciais emitidas.

Política de credenciamento[editar | editar código-fonte]

Os editores do Wikinotícias precisam de estar credenciados pela comunidade antes de preencher uma requisição junto a terceiros. O pedido de credenciamento deve ser registrado nesta página, assinado e datado. Deve incluir uma descrição do uso pretendido para a credencial. Também deve incluir o nome real do editor, uma vez que provavelmente será utilizado por terceiros para verificar a boa-fé do jornalista. Um bom pedido também deve apontar para os artigos que o candidato criou no projeto.

  • Em algumas circunstâncias, especialmente quando reportam assuntos que lhe possa causar perseguição, assédio, ou ameaça legal, um aspirante a repórter pode identificar-se à Wikimedia Foundation ou a um burocrata do projeto, e ser autorizado a usar um pseudónimo plausível. (Exemplo: Eric Arthur Blair, um notável autor e jornalista, que é muito, muito mais conhecido pelo pseudônimo George Orwell)

Após publicado um pedido de credenciamento, a comunidade ativa pode inserir votos a favor ou contra. Tal processo será aberto por um período mínimo de sete dias para permitir uma análise adequada do pedido e do histórico de contribuições do candidato.

Os critérios de credenciamento incluem, mas não limitam-se a:

  1. Ser um colaborador experiente e conhecido do Wikinotícias (ou um colaborador reputado de outro projeto da Wikimedia Foundation).
  2. Ter iniciado ou contribuído significativamente em vários artigos do Wikinotícias; ou com um conjunto de contribuições de qualidade em outro projeto da Wikimedia Foundation.
  3. Ter demonstrado compromisso com a política de imparcialidade, em suas contribuições e no texto do pedido.
    • Isso é ainda mais relevante para reportagens originais, que são o objetivo implícito do credenciamento.

Uma experiência prévia como jornalista, com exemplos, também pode ser levada em conta. Experiências externas com redação de editorial ou colunas de opinião são provavelmente vistas com menor peso, por não estar em consonância com a política de imparcialidade do projeto.

A aprovação requer o consenso dos membros da comunidade com direito a voto. Somente os votos de editores registrados no Wikinotícias são contabilizados no resultado final.

O Wikinotícias irá gerar uma imagem para impressão de um Crachá de Imprensa Wikinotícias personalizado. É de responsabilidade do repórter credenciado produzi-lo (ou seja, imprimi-lo e plastificá-lo). Por enquanto, o Wikinotícias não pode fornecer a qualidade da identificação de seus repórteres que concederia o maior grau de profissionalismo e segurança. No futuro, pode haver um custo associado ao credenciamento aprovado que permita a produção de uma identificação que inclua recursos de segurança para tranquilizar os locais e as pessoas entrevistadas.

Política de verificação de credenciais[editar | editar código-fonte]

A verificação de credenciais Wikinotícias é realizada pela parte interessada na confirmação, que visita uma página protegida que lista os editores credenciados.

A página protegida será mantida pelos administradores e burocratas do Wikinotícias.

Política de revogação de credenciais[editar | editar código-fonte]

As credenciais de um repórter Wikinews podem ser revogadas por abuso de quaisquer acessos ou privilégios obtidos ou por violações graves da política de imparcialidade. Outros motivos incluem ações com o intuito de comprometer o acesso privilegiado futuro para outros jornalistas credenciados ou enganar a comunidade do projeto ou qualquer organização que concede acesso privilegiado. Em observadas essas ações, qualquer membro da comunidade pode apresentar um pedido de revogação das credenciais do editor. De forma semelhante a uma solicitação de eliminação de uma página, o editor que solicita uma revogação de credencial deve justificar seu pedido, e organizar uma votação de duas semanas para estabelecer o consenso da comunidade. As credenciais de um repórter podem ser imediatamente revogadas por um pedido de um administrador ou burocrata junto ao Conselho Diretivo da Wikimedia, contemplando os critérios apresentados aqui.

Ver também[editar | editar código-fonte]