Utilizador:Brunoy Anastasiya Seryozhenko/Testes IV

Fonte: Wikinotícias

O 'estilo guia' aborda as formas Wikinews conteúdo é apresentado ao leitor. Veja Wikinotícias: Guia Conteúdo para informações sobre o relato processo. Veja Help: Editing para obter informações sobre a edição wiki syntax.

((Política nav1)) </ Div>

Finalidade

A grande maioria das fontes de notícias confiar a umastylebook, uma coleção de agreed-upon orientações para escrever estilo. Um stylebook ajuda escritores e editores, fornecendo uma maneira padronizada de redação. Stylebooks para assegurar a coerência nas coisas como títulos, abreviaturas, números, pontuação e cortesia títulos. Stylebooks, portanto, são úteis.

Uma notícia estilo é desenvolvido com ênfase na eficiência, e precisas imparting de informações sobre eventos, e assim seguir o nosso estilo notícia sugestões devem ter a vantagem adicional de ajudá-lo a sair do solo escrito de forma eficaz, se você for um novo escritor.

O Wikinews estilo é destinada a permitir rápida compreensão e mais informativa, de Wikinews artigos pela maioria dos leitores, mas nada aqui é obrigatória.

Status

O Wikinews Stylebook, como todas as guias de estilo trabalhando organizações jornalísticas, é um trabalho em andamento e está sujeito a alterações à medida que novos problemas surgem ea língua de cobertura noticiosa evolui.

Convenções === ===

Elementos de pontuação e gramática não são abordadas pela exactamente os mesmos termos universalmente. Não há qualquer intenção de ser regionalista neste manual, no entanto, com o intuito de causar confusão ao menos, os seguintes termos são utilizados para a clareza:

  • 'Período': Este americano termo é usado para descrever todo o pára (o British / International prazo), sempre que estas possam ser utilizadas.

Basic notícias escrevendo

Seis dicas sobre como escrever melhor

Em 1946 o livro, Tiro um Elefante e Outros Ensaios , autor George Orwell concebeu 6 dicas fáceis de fazer qualquer um melhor escritor. Parafraseando ele, são:

  1. Nunca use a voz passiva quando você pode usar o activo.
  2. Mais curto é melhor em frases e parágrafos. Se você pode cortar uma palavra de uma frase, cortá-la.
  3. Mais curto é melhor na palavra escolha. Nunca utilize um longo palavra quando uma curta fará.
  4. Não confunda o leitor com palavras incomuns. Nunca use frases estrangeiras, jargão científico ou de alta tecnologia chavões se pode pensar de um quotidiano Inglês equivalente.
  5. Nunca use cliché metáforas, similes ou outras figuras de expressão que você está acostumado vendo na impressão. Seja original.
  6. Ser educado - mesmo quando você discordar. Quebrar qualquer uma das regras acima antes de você escrever nada ofensivo ou escandaloso. Evite ataques pessoais, não exagerar a situação, e não pode usar sarcasmo ou hiperbólico. Caso contrário, corre o risco de perder credibilidade no olho do leitor.

Manchetes === === Ao nomear seu artigo, mantenha os seguintes pontos em mente. (A maioria deles são também aplicáveis ao corpo do artigo, e são cobertos em maior detalhe mais abaixo nesta página.)

  • 'Faça-os únicos e específicos - Devido à forma como o software de Wikinews obras, cada manchete'deve ser exclusivo; escolher detalhes específicos que descrevem esta notícia único evento.
  • 'Faça-os curtos' - Notícias sejam tão curtos quanto possível.
  • 'Use verbos' - A manchete é, na sua essência uma frasesem que termina pontuação, e frases de verbos.
  • 'Use'downstyle capitalização - Downstyle capitalização é o estilo preferido. Apenas a primeira palavra e adequada substantivos são capitalizados. Em upstyle manchetes, todos os substantivos e mais outras palavras, com mais de quatro letras são capitalizados.
Downstyle: "Powell para liderar a delegação E.U. tsunami asiático região"
Upstyle: "Powell ao Lead E.U. Delegação à Asian Tsunami Região".
  • 'Diga a mais importante ea única coisa' - artigo títulos deve consistir de uma memória descritiva e duradouro título. Como uma série de notícias sobre um tópico desenvolver, cada título deve transmitir o mais importante ea única coisa sobre a história daquele momento.
Por exemplo, "Los Angeles banco assaltado" é uma unenduring manchete, pois provavelmente será um outro banco assalto em Los Angeles em algum ponto. Em vez disso, encontramos o único ângulo sobre a história que você está escrevendo e referir que: "Thieves cometer maior banco assalto em Los Angeles história", ou "Trio rouba banco Los Angeles, escapa em motocicletas", ou mesmo "Trio comete maior banco roubo em Los Angeles história, foge em motocicletas ".
  • 'Use presentes tenso' - Notícias (artigo títulos) devem ser escritos com verbos em presentestensa.
  • 'Use voz activa' - Notícias é sobre acontecimentos e, em geral, você deve center no agressores, bem como o que eles estão fazendo, em sua sentença estrutura. Voz activa é "Leader vai para lojas" que voz passiva, a ser evitado, seria "Lojas visitados pelo líder".
Uma rápida verificação é tentar a sua palavra frases para evitar verbos com a terminação "ing" e procure por "ser verbos", por exemplo, 'vão' podem ser facilmente convertidos para 'vai' ou simplesmente 'para'. Em vez de "Mais criminosos vão enfrentar execução em 2005", se pusermos "Mais criminosos face à execução em 2005" ou "Mais criminosos face execução em 2005" uma idéia melhor de instantaneidade é transmitida.
  • 'Tentar atributo qualquer acção para alguém' - "Insurgents Tira E.U. tropas no Norte de Bagdad" é melhor que "E.U. tropas tiro em Bagdad Norte".
  • 'Evite jargões e siglas sem sentido' - Evite incomum termos técnicos, e quando se refere a um país ou uma organização, usar o nome completo, em vez de sua sigla, a não ser que a sigla é mais comum do que o nome completo (ex: NASA, CIA, AIDS)oucomprimento é proibitivo.
  • 'Use vírgula, não' e 'ou'&'' - Muitas vezes a palavra "e" pode ser substituído com uma vírgula ",". Exemplo: "Powell e Annan conjunto de objectivos internacionais de ajuda" pode ser escrito: "Powell, Annan conjunto de objectivos internacionais de ajuda"

Usando o Data e Dateline templates

Artigos devem incluir, pelo menos, a data a partir da primeira linha do artigo. Esta é mais facilmente conseguida utilizando a data modelo (se você não estavam presentes no evento que você está relatando sobre), de modo que a primeira linha de cada artigo deve incluir este código:

<nowiki> ((Data | Mês DD, AAAA)) </ nowiki>

O modelo irá adicionar o artigo à data apropriada categoria, a data e colocar na primeira linha em negrito. A data é dada em um artigo deve ser do dia em que o artigo foi publicado. A data em que o evento ocorreu não é a história da data.

Em jornalismo, a localização no dateline podem remeter para o local de onde o artigo foi apresentado ou a partir de onde o evento aconteceu, mesmo que o escritor não estava fisicamente presente. Atualmente, o modelo dateline só é utilizado quando um Wikinewsie é realmente presentes ao "dossier" a história (geralmente como original inquirida). O modelo gera texto da seguinte forma:

<nowiki> ((Dateline | data = 1 de janeiro de 2005 | localização = Mumbai, Índia)) </ nowiki> Massive inundações encharcada ...

, Que aparece como este em um artigo:

((Dateline | data = 1 de janeiro de 2005 | localização = Mumbai, Índia)) Massive inundações encharcada ...

Wikinews não assinar artigos como por um autor. Artigos podem ser editadas por qualquer pessoa, e são geralmente contribuído para por mais de uma pessoa, de forma a tradicional byline é inadequada.

O primeiro parágrafo

O primeiro parágrafo (conhecida como a intro ou chumbo) deve resumir o artigo em cerca de 50 - 80 palavras, usando um a três frases.

Tentar responder às perguntas dos 'quem, o quê, onde, quando, como e porquê'. Tentar encaixar a maioria destes no primeiro parágrafo. Isto é conhecido como o " cinco W's (e uma H )", e é a primeira coisa a aprender sobre Notícias escrito.

  • Não se sinta restringiam por esta sugestão. Aqueles com experiência em comunicação aprender a determinar qual desses seis perguntas são as mais relevantes para a história (e, mais importante ainda, o leitor).
  • Se você não tiver a resposta a uma ou duas delas, ignore-a - mas explicar por que você não sabe mais tarde em sua história.
  • Não faça seu primeiro parágrafo uma enfadonha lista de fatos - é a primeira coisa que o leitor vê, por isso torná-la interessante.

Cada fato ou assunto mencionado no primeiro parágrafo deve ser posterior backup ou expandidos no corpo principal do artigo. Isto vai mão-em-mão com a muito breve menção dos factos no primeiro parágrafo - você não precisa de explicar tudo plenamente na intro, mas o que é mencionado devem ser plenamente explicadas antes de o leitor termina leitura do artigo.

Não se sinta obrigado a terminar a história completamente sozinho, mas que tentam evitar enganosa ou mystifying o leitor. Não podemos ajudá-lo a escrever a história, se não podemos compreendê-la.

Artigo comprimento

A maioria dos artigos completos deverão ter, pelo menos, três pontos. Não publicar artigos que contêm apenas um link para uma história sobre uma notícia site externo e nenhuma história texto. Essas páginas são rapidamente suprimidos.

Uma maneira de publicar curto mandatos que não está a planear alargar ainda está em Wikinews curta.

Se houver quebra significativa notícia cujo artigo é susceptível de ser ampliado, vá em frente e fazer publicar um curto (mas útil!) Resumida como quebrar notícias. Você pode adicionar um ((tl | expandir))-tag. Isto irá convidar outros editores a trabalhar sobre o artigo.

Escrita tom e estrutura

Escreva para ser facilmente compreensível, para tornar mais fácil leitura.

Para além do primeiro parágrafo, tente ater às seguintes dicas:

  • Utilização breves parágrafos - entre 30 e 80 palavras é considerado aceitável em jornal escrito
    • Cada parágrafo deve ser apenas 'uma ou duas frases' (três se você usar frases muito curtas)
    • Cada parágrafo abrange um 'único tópico só'
  • 'Concentrar-se na nova factos' e seus conhecidos ou potenciais consequências - mínimo para manter todos os antecedentes e detalhes parcela (aka # Exposition_.28including_inciting_moment.29 Exposição)
  • 'Mais importante e newsworthy factos primeiro, com menos importantes e menos imediata factos passado - isto é contrário à ordem em desenvolvimento típico narrativas, e é denominado 'pirâmide invertida-estilo
  • Use 'plain Inglês'
  • Utilização punchy, 'idioma ativo' para intone uma sensação de instantaneidade
  • Ser 'equilibrado'
  • Ser 'clara, concisa e inequívoca'
  • Promover o 'aspectos humanos de qualquer história, usando 'aspas etc - o que torna a história interessante para uma gama maior de pessoas

Se você encontrar o seu trabalho é demasiado wordy, tente fazer malabarismos palavra fim, apertar as palavras desnecessárias. Você pode se surpreender quantos você pode encontrar! E torna-se mais fácil com a prática. Se isso não acontecer, não se preocupe, este é Wiki e outros usuários podem ajudá-lo para fora.

A razão para a pirâmide invertida'estilo é duplo: Uma razão é para ajudar o leitor, que geralmente é em uma pressa quando ler notícias. Colocar os novos e importantes aspectos primeira ajuda, pois estes podem ignorar a história após apenas um par de pontos.

A segunda razão é a de ajudar as pessoas que estão editando a sua história mais recente. Se cada vez mais é acrescentado à história, pode tornar-se demasiado longos para um único artigo. Em Wiki este é menos de um factor, mas como nós ainda curta punchy notícias sobre o Wikinews, não rambling ensaios.

Atribuição === === Cada factual alegação deve ser dada dentro da históriatextoassim o leitor sabe onde é que vem, com exceção de que nada pode ser considerado conhecimento comum. É de se supor que a partir do ponto em que uma determinada fonte é atribuído, a partir de todos os factos mencionados que emanam da fonte, ou são do conhecimento geral,até que outra atribuição é feitaou o final de um parágrafo seja alcançado.

Atribuição é, para além da citação de referências (ver abaixo), e atribuições devem ser lidos sem interromper o fluxo do texto.

Atribuições costumam acontecer no final de um período, por exemplo, "O carro estava no topo", disse Doyle. "Ele caiu sobre a falésia e explodiu em chamas", de acordo com Miller. Doyle disse, havia cinco pessoas a bordo.

Verbo tensa

Os artigos devem ser escritos no passadoou do presente perfeito . Destaque deve ser escrito no tempo presente. Cronograma também são escritos no tempo presente.

Relatórios sobre eventos futuros

Uma vez que nós, como escritores não estão no negócio de prever o futuro e não são psíquico (sem dúvida), é melhor manter o passado ou presente perfeito tensa - especialmente desde eventos futuros podem mudar (ou seja cancelado). Ao escrever sobre eventos futuros ou em curso, mudar tensa como segue:

  • Eles vão encontrar-se na próxima terça-feira- a mudança:Eles são programados para atender na próxima terça-feiraouEles disseram que se reuniria na próxima terça-feira
  • O evento prosseguirá até o final do mês de Agosto- mudar paraO evento está programado para continuar até agostoouO evento é suposto que continuam até agosto.
  • O espetáculo lança, em Julho de 2012ouO show será aberto em Julho de 2012- Mudar paraO show da estréia está prevista para Julho de 2012ou algo similar.
  • O casal vai comemorar seu terceiro aniversário no próximo mês- mudar paraO jovem plano para comemorar seu terceiro aniversário no próximo mês.

Citando suas referências

Artigos podem incluir uma variedade links e citações. Eles geralmente dividem-se em quatro categorias: Wikinotícias outros artigos, links externos para fontes on-line, impresso referência citações, e websites com antecedentes ou informações relacionadas. Cada categoria poderá ter a sua própria secção, mas deve haver uma distinção, pelo menos, entre os links para suporte factual e links para sites de fundo. Normalmente a categoria seções seriaVer também,Fontes,Referências, eLinks externos

Documentos utilizados como fonte de material a história precisa ser citados. Trata-se antes de acusar a arte, de modo que as informações possam ser avaliados e verificados pelos leitores, e apenas como um benefício geral para o leitor. A citação deve fornecer o seu autor, data, título de publicação e uma fonte de informação na história.

Fontessecção

As fontes online incluem artigos e, para original inquirida, repórter da nota. Online artigos podem mudar, mover ou ser apagado, ao contrárioReferências.

Links para fontes on-line devem ser listados no final do artigo em uma seção intituladaFontesutilizando a marcação wiki<nowiki> == Fontes == </ nowiki>. Bullet-ponto cada fonte usando um<nowiki> * </ nowiki>.

Vinculação fontes

Use links para fontes on-line, e incluem importantes informações relevantes sobre a fonte.

As informações importantes quando citando uma fonte inclui o autor do artigo (uma pessoa ou organização), o título da fonte, que é publicado por, e quando ela foi publicada.

Existe modelo código que podem ajudá-lo na formatação das informações,<nowiki> ((fonte | url = endereço Web site | title = Artigo título | autor = Nome do autor | pub = Nome da publicação ou Fonte | data = Data Como Mês DD, AAAA)) </ nowiki>. Basta copiar e colar o texto modelo em sua história, e substituir o texto após o sinal de igual em cada modelo de atribuição variável. Se você não conhece uma variável, por exemplo, o nome do autor, incluir o nome da variável, mas deixá-la em branco. (| Autor =) Exemplo:

<nowiki> * ((Fonte | url = http://news.xinhuanet.com/english/2005-02/15/content_2579436.htm | title = Segunda E.U. míssil defesa teste falhar | autor = | pub = Xinhua | data = 15 de fevereiro de 2005)) </ nowiki>
Seria exibida como

Note, que mês, DD, AAAA deve ser utilizado para todas as datas em fontes independentemente de como a fonte cita a data.

Citando sindicado (agência fio) conteúdo

Muitas histórias são prestados por agências noticiosas fio (por exemplo, os Associated Press (AP), Reuters, Todos Headline News (AHN) , AFP ou United Press International (UPI) que sindicato os seus conteúdos através de outros meios de comunicação. Embora o fio agência noticiosa escreve A história, a mídia exerce exercem controlo editorial para decidir se deve ou não a publicar uma história. Assim, um relatório elaborado pela Associated Press que aparece no The Guardian Deve ser creditado como segue: a Associated Press que o autor, e como editor do Guardian.

Sempre que possível, escolher o fio da agência local caso a agência publica as suas próprias histórias. Se isso não for possível, tentar buscar um site que você acha que vai ter a história disponível on-line para o mais longo prazo, se você tem mais de uma opção.

Artigos de notícias locais que são inicialmente a partir de um fio de serviço deve ter o fio serviço acrescentado ao nome do autor, ou apenas o fio serviço se não for dada autor. Por exemplo, "author = Anne Gearan, Associated Press".

Numerada anotações

Académica-style numeradas anotações também são aceitáveis, mas desencorajados. Estes podem ser criados usando wiki markup<nowiki> [URL] </ nowiki>, em que o web site é copiar-e-colar, entre dois quadrados-entre parêntesis. Isto deve seguir um espaço após o texto principal, ea frase do período'segue a citação, por exemplo,

A política em si não tem limite de tempo, e é revisto sobre "uma base semanal" #.

Ocasionalmente tanto a publicação é mencionadoeum link específico é fornecido.

... A Escritório de Estatísticas Fake estima que o custo de vida subiu 3,75% no ano passado #.

Do ponto de vista da manutenção leitores a atenção sobre o Wikinews site, fontes numa secção separada são preferidas.

Referênciassecção

Você deve ainda citar a fonte na íntegra, mesmo que você não pode dar uma URL.

  • Livros devem ser citados com o autor, título, editor, autor ou publicação ano, e ISBN se conhecido.
  • Artigos em periódicos devem ser citados com o autor, título do artigo, Nome do periódico, o ano, volume e número, bem como o número da página (s) do artigo.

Um exemplo:

  • Tony Stubblebine "Expressão regular Pocket Referência" O'Reilly e Associados, © 2003 ISBN 0-596-00415-X
  • Elizabeth M. Saewyc "Enfermagem Teorias de Cuidar: Um paradigma adolescente enfermagem prática" Journal of Nursing Holística 2000, vol. 18 # 2, pp 114-128

Se não houver uma linha de exemplo a referência que você está olhando, um relevante selecção da referência pode ser citado na nota (<nowiki> Artigo nome / Notas </ nowiki>), bem como um link fornecido nas referências Seção.

Notícias relacionadas ==='secção ===

Eventos podem produzir uma variedade de artigos sobre Wikinews com ângulos diferentes ou de cobrir diferentes aspectos dos eventos ou acontecimentos atuais podem beneficiar de serem dirigidas a um ou dois últimos história sobre um tema semelhante. Artigos com um forte foco regional ou tópica pode estar relacionada a muitos outros artigos sobre Wikinews também. Uma ferramenta útil para leitores novidades é a inclusão de uma selecção dos últimos wikinews artigos relacionados ao evento, região ou tema do seu artigo.

Essa deveria ser, em uma lista, e colocados em ordem cronológica inversa, ou seja, com o mais recente em cima. Usando o Wikinews modelo como isso:

<nowiki> * ((Wikinews | title = Massive star cluster encontrado na Via Láctea | data = 26 de março de 2005)) </ nowiki>

E aqui está em uso:

'Notícias relacionadas'

  • ((Wikinews | title = Massive star cluster encontrado na Via Láctea | data = 26 de março de 2005))

Ligações externassecção

Sites listados no links externos não são confirmados por Wikinotícias, e Wikinews não é responsável por eles. Wikinews não pode controlar o que é mantida nas páginas ligadas a, quer, e há sempre um risco de um ligadas ao site pode colocar inadequados ou irrelevantes material na página ligadas a, ou redirecionar navegadores para uma outra página inadequados ou irrelevantes. Por estas razões, os links externos não devem ser incluídos sem uma boa razão.

Link para uma central, página relevante, não várias páginas em um único site. Use um pequeno número de links externos que são representativas de diversos pontos de vista, não criam listas completas link.

Detalhado estilo questões

Abreviaturas === ===

Abreviaturas e contrações são tratados de maneira diferente pelos diferentes dialetos de Inglês, e não há nenhuma regra fixada considerando-para além de ser coerentes ao longo do artigo, bem como o original do contribuinte estilo escolha é preferida.

Spelling === ===

Ortografia é uma questão que muitas vezes torna-se controversa desde há vários contraditórias padrões disponíveis, por exemplo, Inglês britânicas, australianas e Inglês Americano Inglês. Em Wikinotícias não há política específica para além de utilizar uma ortografia padrão consistente ao longo de um artigo. Siga a ortografia padrões do assunto do artigo ou do que o primeiro autor do artigo, para evitar problemas.

Números === ===

Geralmente, números inteiros 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 são especificadas no longo forma: zero, um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, Nove e dez. Números superiores a dez devem ser escritos usando notação numérica, tais como o "11" para os onze e "247", em vez de duzentos quarenta e sete, a não ser que eles aparecem no início de uma frase.

Sequencial números

Números indicam seqüência seguem a principal orientação para outros números. Enunciar primeiro através décimo, mas utilize numerais início em 11 e prossegue até 23o e 251o para fora.

Nota: 'Veja como a vigésima terceira está escrito "23a" - e não como "23d."

Decimal frações

Nem uma vírgula ou um ponto é aceitável ou seja, 1,5 é o mesmo que 1,5; no entanto, em Inglês este último é o mais comum e facilmente compreensíveis formato. Excercise cautela na escolha do formato para evitar 1,509 ser confundido com um mil quinhentos e nove.

Grandes números

O decimal pode ser usado para enunciar grandes números fracionais como a um milhão e meio de ser "1,5 milhões", em vez de "1500000" ou "1500000". No Reino Unido e na América do Norte vírgulas são usados como separadores e mil pontos são usados como separadores decimal. Em outras regiões (por exemplo, a África do Sul) um espaço é usado como um separador e milhares a vírgula é utilizado como separador decimal. Ou seja adequado, mas em primeiro lugar a utilização estilo utilizado na região escrito sobre, segundo o estilo do autor original.

Moeda códigos

É melhor evitar linguagem regional ou especializada monetário ou financeiro jargão que não é em comum, o uso diário internacional entre os leitores da Wikinotícias', como "dólares", "kiwi" ou " quid ". Moeda códigos como enumeradas no ISO 4217 norma, são únicos 3-carta códigos que identifiquem todas as moedas internacionalmente conhecida. Embora tecnicamente rigorosa, eles não podem ser facilmente identificáveis pela maioria dos leitores. Por esse motivo, ele pode ser o melhor para enunciar o nome da moeda em vez de confiar o código ISO moeda. Isto permite máxima compreensão para o número máximo de leitores. Por exemplo, quase todo mundo vai entender o que "1000 dinares iraquianos", em oposição à ISO equivalentes ", IQD 1000." De qualquer forma, é uma boa idéia para wiki-link para a moeda em questão, de forma a permitir ao leitor um acesso rápido à informação sobre a moeda. Seguindo o exemplo anterior, pode-se usar "<nowiki> 1000 1000 [[w: dinar iraquiano | dinar iraquiano] ] "Ou " <nowiki> IQD 1000 </ nowiki> "</ code> ao rendimento" IQD 1000. "

Moeda símbolos

Existem algumas moeda símbolos que são compreendidas pela maioria Inglês-leitores.

No entanto, nem sempre são identificadores únicos para uma determinada moeda. Além disso, existem muitos outros menos bem conhecido moeda assinar s. Para ajudar o leitor, todas as denominações monetárias não devem ser listados acima enunciados ( "130,50 coroa sueca") ou prefixados com uma moeda código ( " SEK 130,50 "), Em vez de utilizar um símbolo.

Para o euro e os ienes, você pode usar livremente o símbolo, em vez de utilizar um código. Mas para o $ (dólar) e libras (libra), podem ser necessários mais esclarecimentos. Leia abaixo.

$ - Uso do dólar símbolo

Para dólares, só o "$" é utilizado. Por favor, não use o símbolo cento (¢).

Um dólar e vinte e cinco centavos deve ser escrito como: "R $ 1,25"
Vinte e cinco centavos deve ser escrito como: "R $ 0,25" e não "25 ¢"

Desde o Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e em muitos outros países todos utilização dólares, que é importante para marcar o tipo de dólar referenciado. Prestar especial atenção a esta situação porque muitas newswires pode informar montantes em dólares norte-americanos, mesmo que a moeda local é diferente.

Amostra dólar notação é a seguinte:

£ - Uso da libra símbolo

Há um certo número de países cuja moeda é o libra. Entre estes, apenas o libra esterlina (GBP), a moeda do Reino Unido e Crown dependências, é constantemente associada com libra assinar (libras). Às vezes, ela é usada para referir-se a egípcio libra, mas aqui LE ou EGP são mais comuns. Por conseguinte, os montantes em libra esterlina, podem ser referidos usando apenas a "libras" símbolo.

Se você não encontrar este símbolo em seu teclado, pode utilizar o código HTML: £ </ code> ou as palavras "libra" ou "pounds" em vez do símbolo. No entanto, você deve ser capaz de encontrar o personagem do personagem inserir caixa abaixo da caixa de edição.

Uma libra, vinte e cinco é escrito como: £ 1,25 ou GBP 1,25
Vinte e cinco pence é escrito como: £ 0,25 ou GBP 0,25, não use a notação "p"

Portanto, não há necessidade de distinguir a libra esterlina (GBP) de outras formas de moeda. Assume-se que quando a "libra" ou assinar a libra (£) são utilizados, os montantes estão em libras esterlinas, salvo observou. Lembre-se de que "₤" é considerado um obsoleto versão de "libras".

€ - uso do símbolo do euro

O euro é a moeda comum para um certo número de Europa uma países. Para denotar euro, só o euro assinar (€), em euros, ou o termo "euro" é necessária. Não use o símbolo cento. Se você não encontrar o símbolo do euro no teclado, pode utilizar o código HTML: € </ code> ou o termo "euro" após o número figura em vez do símbolo. Você também deve ser capaz de encontrar "€" no personagem inserir caixa abaixo caixa de edição. Note, o plural de "euro" é oficialmente "euro", embora a pluralização "euros" é comumente encontradas.

Dois euros e vinte e cinco cêntimos é escrito como: 2,25 ou EUR 2,25
Vinte e cinco cêntimos euro é escrito como: 0,25 ou EUR 0,25; evitar referência ao euro cent.

</ Blockquote>

Data e hora === ===

Quando se referindo quando algo aconteceu ou quando algo está programada para acontecer, use os seguintes formatos:

Dias

Se algo aconteceu ou está a acontecer no dia que você está escrevendo seu artigo, o estado que está a acontecer hoje. Isto dá a história instantaneidade. Se isso aconteceu no dia anterior, dizer ontem. Se alguma coisa vai acontecer no dia seguinte, dizer amanhã. Por exemplo:

  • Tropical Storm Gonu chefiado em direção Irão hoje, após amarragem Omã ontem com ventos fortes e chuvas torrenciais. A tempestade é esperado que continue perdendo força até amanhã.

Beyond ontem, hoje e amanhã, indicar o nome do dia da semana, se ele está dentro de sete dias. Beyond sete dias, indicar a data real. Por exemplo, se você está escrevendo uma história que é apresentado na sexta-feira (neste caso, 8 de junho de 2007), que vai como este:

  • Space Shuttle Atlantis'levantada a partir do Kennedy Space Center, hoje, e amanhã vai órbita da terra antes de chegar à Estação Espacial Internacional no domingo. 'Atlantis está programado para retornar ao Kennedy Space Center no dia 19.

Datas

Wikinews estilo é a lista do mês, a que se seguiu o dia do mês, eventualmente seguido do ano. Único dígito dias do mês não deve ser prefixado por um zero. Assim, por exemplo:

  • 3 de janeiro
  • Janeiro 3
  • Janeiro 2005
  • Janeiro 3, 2005

Não use "rd", "nd", "st" ou "th" em uma data. Anos, quando presente, deve ser separada da data com uma vírgula.

Mês abreviatura

Meses estão a ser explicadas a menos agrupadas com uma data específica numérica:

  • Jan. de Janeiro
  • Fevereiro de fevereiro
  • Mar. para Março
  • Abril para Abril
  • Maio (sem abreviatura)
  • Junho (sem abreviatura)
  • Julho (sem abreviatura)
  • Agosto de agosto
  • Setembro para Setembro
  • Oct. para Outubro
  • Nov. para Novembro
  • Dezembro para Dezembro

</ Blockquote>

Mês / ano construções

Nenhuma vírgula é necessária em um mês-e-ano construção. Uma vírgula é necessária entre a data eo ano e após o ano de uma data específica construção.

  • O Santa'incidente ocorreu em dezembro de 2004, no edifício renovado comunidade.
  • O Santa'incidente ocorreu Dezembro 25, de 2004, no edifício renovado comunidade.

</ Blockquote>

Hora

Time podem ser escritos em qualquer das 24 horas ou 12 horas de formulário. Para ajudar os leitores que não esteja familiarizado com o seu preferido formato de hora, talvez você queira incluir o formato alternativo entre parênteses: 'ex: "18:30 (6:30 pm )"'. Embora isto pode parecer trabalho extra para o escritor, o melhor é lembrar que Wikinews's stylebook intenção é a facilidade de compreensão para o leitor, não para fazer cumprir rigorosas técnicas regionais precisão.

Use uma vírgula para separar as horas e minutos, excepto quando se utiliza UTC quando não está a ser usado como separador.

Sempre esclarecer o fuso horário, que pode ser tanto o país / cidade a que se refere o fuso horário ou o nome / sigla, bem como o seu desvio para UTC;

Por exemplo.

  • 1:00 pm New York Time (1800)
  • 13:00 CET (1100)
  • 13:00 British Summer Time (1200)
  • 1:00 pm ou 1 pm (13:00) hora local (1600 UTC)
  • Ou "Todas as vezes neste artigo são Central European Summer Time - UTC + 2 h"

Quando se utiliza o formato de 12 horas, de manhã horas antes e depois do meio dia à meia-noite são designados como "am" -- Tanto minúsculas com períodos; horas após o meio dia e antes da meia-noite são "pm" Novamente, com minúsculos períodos. Exceção: tempos de exatamente 12 horas são chamados de "meio" e 12 à meia-noite são chamados de "meia-noite" - nem é referida como "12:00 am" Ou "12:00 pm"

'Impróprio tempo exemplos'

  • 7 horas da noite [deveria ser "19:00" ou "7:00 pm". "1900" ou "7 pm" São aceitáveis]
  • 12:00 am [deveria ser "meia-noite", 0000, ou 00:00]
  • 12:00 pm [should be "noon", 1200, or 12:00]
  • 5:45 PM [should be 1745, 17:45, or 5:45 pm]

=== Nomes de pessoas e organizações ===

Em relação à primeira menção de uma pessoa em uma história, escrever a pessoa da organização, título e nome completo. Tente incluir uma ligação local ou Wikipedia link para sua organização e nome. Muitos políticos têm local e categorias principais namespace redirecionamentos, por exemplo, George W. Bush.

Quando perguntado sua opinião, American Association of Lovers Puppy Presidente John Doe disse cachorros eram divertidos e engraçados.

Em posteriores menciona, menciona apenas o nome da pessoa significativa sem que seja um wikilink. Para os ocidentais nomes este é o último nome, muitos países asiáticos usar o primeiro nome para posterior menciona.

Puppies devem ser tratados com respeito e bem preparado, Doe acrescentou.

Se essa pessoa não tenha sido mencionado por alguns parágrafos, use um título abreviado na próxima utilização para lembrar ao leitor.

Thaksin Skinawatra, foi o fundador do Shin Corporation. Em Dezembro de 1994, Thaksin se tornou ministro dos Negócios Estrangeiros da Tailândia.


Quando uma pessoa é primeiramente mencionada como a fonte de uma citação .

Ao lidar com os citados aspas, uma outra regra se aplica. Aqui, a ordem de importância (e fim de referência) é a seguinte: "Citado texto", nome completo, Organization (título), disse. </ Code> Depois que as mesmas regras que se aplicam acima. Um exemplo:

"Puppies são divertidos e cute", John Doe, a American Association of Lovers Puppy presidente, disse.

Em posteriores menciona, menciona apenas o último nome da pessoa que, sem ser um wikilink.

Puppies devem ser tratados com respeito e bem preparado, Doe acrescentou.

Se essa pessoa não tenha sido mencionado por alguns parágrafos, use um título abreviado na próxima utilização para lembrar ao leitor.

AAPL Presidente Doe posteriormente responderam por ...

</ Blockquote>

People's títulos em geral

Aqui, mais uma vez há uma diferença entre britânicos e americanos tradições. Ou tradição é aceitável, mas seja qual for sistema é adotado para um indivíduo artigo, que deverá ser consistente em toda a história.

Para os títulos com excepção Mr., Ms., Sra., Dr., por favor, feitiço, o título em pleno na primeira menção, embora posterior menciona pode ser abreviado.

Quando uma pessoa tem um título, as regras gerais para a capitalização são:

  • Se o título faz parte do nome (listados'antes do nome), é capitalizado. Exemplo: Governador Jane Smith de Milliana.
  • Se o título é descritivo, listados'após seu nome, é minúsculo. Exemplo: Jane Smith, governador de Milliana.

Wikinews homenageia o protocolo comum no país de origem do royalty mencionados.

  • 'Britânico': royalties e anointed posições: use título plus primeiro nome, por exemplo, "Lady Catherine", "Prince Charles"

Siglas invés de nomes completos

Em relação à primeira menção de um corpo com uma boa acrônimo ou contração, use uma Wikipedia-ligada nome completo. Se você quiser usar uma sigla mais tarde no artigo e, em seguida, coloque a sigla para ser usado parenteses logo após a primeira menção, em que o nome completo é usado.

O União Europeia (UE) decidiu ter que ...

Posteriormente, o seu uso adequado acrônimo / contração sem uma wikilink. Full capitalização das siglas é padrão.

UE Presidente José Manuel Barroso disse ...

</ Blockquote>

Nomes de publicações e artigos

Por favor'italicise nomes de publicações e artigos mencionados, incluindo web site nomes. Não coloque os endereços da web em artigos.

Quando a publicação é algo comoThe Boston Globe, observe que 'A' é capitalizada.

Quando utilizar um modelo comum de forma abreviada, como chamandoThe Boston Globe simplesmenteaGlobo.

Sempre usar o nome completo da publicação no primeiro mencionar, não um nome contratado. Diferentemente com siglas, não há necessidade de definir explicitamente a forma contraída entre parêntesis, após a primeira menção do nome completo.

Wiki ligações dentro de um artigo

Não over-wikify artigos. Link só particularmente documentação de apoio relevante. Se seu artigo é sobre uma perseguição de alta velocidade e acidentes, a fazer ea cor do veículo provavelmente não é particularmente relevante, mas a cidade ou região poderia ser.

Locais, geografia

Faça ligações para regiões e países para o Wikinews região ou país, e não à Wikipedia para mesmos artigos. Wikinews leitores "principal interesse é em mais notícias, e devem ser dirigidos a outras notícias, em vez de não-notícia informação técnica, a não ser que é particularmente relevante para a notícia. Em situações em que a Wikipedia informações são necessárias para maior clareza, tente ligar-se tanto a Wikipedia e Wikinews páginas. Por exemplo:

Japão's parlamento, o Diet, pediu ...

Datas

Não link para datas em Wikipedia. Se você optar por fazer um link para uma data no Wikinotícias, ligação quer à data arquivar ou à data categoria.

  • Arquivo: <nowiki> 1 de abril de 2005 </ nowiki> resultados em 1 de abril de 2005
  • Categoria: <nowiki> 1 de abril de 2005 </ nowiki> resultados em 1 de abril de 2005
    Observe o líder cólon; isto impede o seu artigo de ser enumerados na data categoria que você está ligando a. Sem o cólon você não vai pegar um link visível, mas o artigo será listado na categoria sob o título de "1 de abril de 2005", que provavelmente não é o que você está pretendam fazer.
  • Para obter uma lista dos mais essenciais categorias, veja Usuário: CGorman / Categorias.

Appositives === ===

Appositives são palavras (normalmente substantivos com modificadores), que explicam ou identificar os substantivos são colocadas ao lado. Por exemplo, considere esta frase, em que o appositive em itálico: Esse cão, uma excelente recuperador,gosta de amendoim. (A appositive, "golden recuperador", explica e identifica "meu cão".)

Qual é a relevância do appositives para Wikinews? Como um website news, Wikinews artigos constantemente explicar a identidade das pessoas com o uso de appositives. Incorretamente punctuating appositives comum é um erro gramatical e, em nossa tentativa de ser um profissional fonte de notícias, é algo que devemos evitar. Os seguintes detalhes comummente aceite uma regra sobre punctuating appositives.

'Um appositive é compensada por vírgulasde ambos os ladosse o appositive não é vital para o significado da frase.'

Tony Blair,o primeiro-ministro do Reino Unido, falou nas Nações Unidas hoje.
Esta frase manteria seu significado se o itálico appositive foram removidos.

'Um appositive não é pontuado se o appositive é vital para o significado da frase.'

Primeiro-ministro britânico Tony Blair'falou nas Nações Unidas hoje.
Sem o appositive "Tony Blair", esta frase não faria sentido.

Você deve esforçar-se para seguir esta regra quando você escrever e editar Wikinews artigos.

Cotações === === Professional organizações jornalísticas irá ocasionalmente introduzir erros na pontuação e ortografia no falada aspas. Certifique-se de corrigir uma citação antes de adicioná-lo a uma história.

Você pode optar por citação directa ou parafrasear uma fonte:

  • "Puppies são divertidos e cute", John Doe, a American Association of Lovers Puppy presidente, disse.
  • Puppies devem ser tratados com respeito e prepararam bem, Doe acrescentou.

Ao editar falado aspas, ou informal textos e transcrições destinados a entrevistas exclusivas (e-mails e textos chat logs), é permitido corrigir erros e erros na pontuação introduzida no processo de transcrição, enquanto a editar ainda exprime o significado exatamente a maneira como os Fonte pretendida.

Quando paraphrasing, certifique-se de palavra a declaração para que ele exprime o significado exactamente a forma como a fonte pretendida.

Para excluir uma seção do material cotado para resumir ou evitando uma confusa seção do citado material, use um reticências (…) para substituir o texto removido. Se muitas linhas de um texto são retirados, coloque a elipse em uma linha de sua própria onde o texto teria sido removido. Certifique-se de que as restantes cotadas material não é tomada fora de contexto, o texto deve expressar o significado exactamente a forma como a fonte pretendida.

Para adicionar esclarecimentos para uma citação ou transcrição, use quadrado correias ([]), para conter as palavras que você adicionou, assegurando sua aditamentos exprime o significado exactamente a forma como a fonte pretendida.

Adicionando imagens ou outras imagens

Quando incluindo imagens com histórias Wikinews, que devem obedecer a Wikinews's imagem utilização política.

Usando o Wikinews imagem modelo para artigos

A razão mais importante por imagens são usadas em histórias Wikinews é ajudar a transmitir uma mensagem clara e mais completa para o leitor. Todas as imagens devem ser relevantes para a história na qual estão incluídos. Se isto não é claro, então, a relevância devem ser detalhados em uma legenda. O seguinte código é inclusive uma história de imagem com uma legenda (Image, Especificar caixa com legenda, caixa tamanho, e legenda), que você pode cortar e colar em suas histórias: (|

|

<nowiki> CAPTION AQUI </ nowiki> </ code> </ Blockquote> Este arquivo imagem do Pleiades star cluster não demonstra a recente descoberta WESTERLUND 1, mas é utilizada para ilustrar o que parece um aglomerado de estrelas Similar. Fonte: NASA Então, no caso de o seguinte código, oMassive star cluster encontrado na Via LácteaWikinews artigo, a foto à direita foi o resultado:

<nowiki> Este arquivo imagem do Pleiades star cluster não demonstra a recente descoberta WESTERLUND 1, mas É utilizado para ilustrar o que se parece com um aglomerado de estrelas. Fonte: NASA</ nowiki> </ code> </ blockquote>

AVISO
É muito importante quando se usa arquivo fotografias ou símbolos, como bandeiras ou logotipos para explicar o que eles são, e por isso eles são incluídos para fornecer relevância. Não assumir que o leitor vai conhecer um pavilhão imagem automaticamente incluídos em uma história, ou se a bandeira pertence a nenhum país específico.
Além disso, quando se usa arquivo imagens, é importante ressaltar que a imagem antecede o evento da história e não é uma representação efectiva dos eventos que estão sendo relatados em. Esta revelação plena assegura que os leitores não vão ser confundida por imagens incluídas com Wikinews texto.

|)

Image legendas

Image legendas devem ser feitos de frases completas. No final da legenda, a fonte original da imagem deve ser revelada (se possível) e escrito em itálico para impressão offset-la do resto da legenda.

Wikinews Categorias

Você deve adicionar tags categoria na parte inferior de cada artigo. Para um guia completo de Wikinews Categorias ver Wikinotícias: Categorias e páginas tópico.

O Wikinews data e dateline templates adicionar automaticamente a data categoria de seu artigo, vinculando-oa uma lista de todos os artigos a partir dessa data.

Estilo questões não abrangidas pelo presente guia

Se você tem um estilo jornalismo pergunta que não foi respondida por este guia, por favor, referir-se a um dos profissionais abaixo (e grátis) online estilo guias. Você também pode querer visitar o Wikinews: águas mais frias para orientação específica sobre questões complexas.