Utilizador:Adel gonzaga

Fonte: Wikinotícias

Texto a negrito

ARTE TÁTIL - OS SENTIDOS DA ARTE NA PONTA DOS DEDOS

Projeto desenvolvido desde outubro de 2005 com alunos da Escola Municipal para Deficientes Visuais em Angra dos Reis com objetivos de estimular a criatividade, a auto-estima e a geração de renda através da produção de objetos feitos em arame e contas de resina coloridas.

A concepção artística é desenvolvida pelo artista plástico e arte-educador ADEL GONZAGA dos objetos a serem produzidos pelos alunos cegos. São vários tipos de objetos: pipas, borboletas, pássaros, lagartos, sapatos, botas, barcos, canoas, flores, abajures, peixes, etc.

Desde o início do projeto vários materiais e linguagens foram experimentados até chegar ao resultado que pudesse satisfazer as expectativas dos alunos em perceber através dos dedos o objeto que estava sendo produzido.

Depois do processo de ensino-aprendizagem os alunos ganharam confiança e autonomia para levar para casa o arame e as contas para exercitar sozinhos o que aprenderam na sala de aula.

A Secretaria de Educação de Angra dos Reis atualmente tem contribuído para que o projeto possa seguir adiante na compra dos materiais. Desde o ano de 2008 foram realizadas três exposições: uma no Espaço Cultural Eletronuclear, em Angra dos Reis, no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, e em 2009 na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, em Angra.

As peças são vendidas como forma de estimular a criação e reverter os ganhos para seus produtores. O grupo é formado por oito alunos: Adenilson Paulo da Aparecida (cegueira), Andriele Fontes (baixa-visão e surdez), Basilio Edileus (baixa-visão e baixa-cognição), Bruno Fontes (cegueira e surdez), Edson da Silva (cegueira), Marise da Silva (cegueira), Marilene Maforte (cegueira) e Paulo Gomes (cegueira e surdez).