Usina Elétrica de Odesa pega fogo, deixando 500 mil pessoas na escuridão

Fonte: Wikinotícias

4 de fevereiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Quase 500.000 pessoas ficaram sem energia depois que uma estação elétrica sobrecarregada em Odesa, cidade portuária do sul da Ucrânia, pegou fogo, enquanto a temperatura em Odesa estava em 2 graus Celsius (35,6 ° Fahrenheit) no sábado.

Autoridades ucranianas alertaram que os reparos podem levar semanas. De acordo com o The Washington Post, o governador regional Maksym Marchenko disse que não tinha um cronograma para quando a energia seria restaurada na cidade.

O CEO da operadora estatal Ukrenergo, Volodymyr Kudrytskyi, disse que equipamentos críticos que já haviam sido danificados várias vezes por ataques de mísseis russos pegaram fogo quando não podiam mais "suportar a carga", causando um novo golpe na rede de energia do país.

“[O equipamento] foi atingido tantas vezes que seu estado deixa muito a desejar”, ​​disse Kudrytskyi em entrevista coletiva em Odesa.

O governo ucraniano disse que apelaria à Turquia para enviar embarcações que transportam usinas de energia para Odesa e ordenou que os estoques nacionais de geradores de alta potência do ministério da energia fossem entregues à cidade dentro de um dia.

"Faremos tudo o que pudermos para que a melhoria da situação do fornecimento de energia leve dias, em vez de semanas", disse ele.

Fontes