Uruguai interessado em acordo comercial com o Japão

Fonte: Wikinotícias

28 de outubro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, expressou quinta-feira o interesse de seu país em negociar um acordo comercial bilateral com o Japão.

Lacalle Pou falou sobre o desejo de seu governo de estreitar os laços comerciais e econômicos com o Japão durante seu discurso em um fórum empresarial realizado nesta quinta-feira na capital japonesa, no marco da visita oficial do presidente uruguaio.

O Uruguai "está em processo de abertura ao mundo", tem uma economia "complementar à do Japão" e tem "muitas coisas a oferecer", disse o presidente, que destacou aspectos como seu potencial para "contribuir para a segurança alimentar mundial", sua política ambiental ou o desenvolvimento de seu setor tecnológico.

Lacalle Pou destacou que, embora seu governo "prefira realizar seu processo de liberalização comercial" no âmbito do Mercosul, que inclui Argentina, Brasil e Paraguai, também optará pela rota bilateral "com os países que o desejarem".

O presidente uruguaio também falou sobre a iminente solicitação de adesão ao Acordo Progressivo e Integral da Associação Transpacífico (CPTPP).

O presidente Lacalle Pou deve se reunir nesta sexta-feira com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, em um encontro que também terá como foco a ampliação dos laços comerciais entre os dois países.

Fontes