Universidade do Texas se junta ao Google Book Search

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

2 de março de 2007

A empresa de internet Google anunciou dia 19/01/07 que mais uma importante biblioteca universitária dos Estados Unidos, desta vez a Universidade do Texas, se junta ao seu projeto Google Book Search, que visa colocar todos os livros do mundo na rede.

Com a adesão da biblioteca da Universidade do Texas, em Austin, mais de um milhão de textos serão convertidos para o formato digital e agregados ao projeto, informou a Google.

A biblioteca

A coleção da universidade inclui exemplares raros e antigos manuscritos sobre história da América Latina.

O presidente da Universidade do Texas, William Powers Jr., explica que está muito feliz com a nova parceria, pois a digitalização dos livros tornará o acesso ao valioso acervo mais fácil e prático.

O projeto

O projeto do Google começou em 2004 com o objetivo de digitalizar todos os livros de domínio público da Biblioteca Pública de Nova York e das bibliotecas das universidades de Michingan, Stanford, Harvard, Oxford e agora do Texas.

O projeto Google Books leva em consideração as leis protetoras do direito autoral, digitalizando somente os exemplares que caíram em domínio público. Os demais livros serão listados mostrando somente suas informações básicas como título e autor.

Fontes