União Europeia propõe novas sanções à Rússia

Fonte: Wikinotícias

15 de fevereiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A União Europeia propôs uma nova rodada de sanções contra a Rússia na quarta-feira, enquanto os ministros da Defesa da Otan discutiam em Bruxelas um aumento nos gastos com defesa e na produção de armas em meio a suas promessas de apoiar as forças ucranianas.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que as sanções incluem a proibição da exportação de bens industriais e produtos tecnológicos para a Rússia, para que as forças russas não obtenham os componentes de que precisam para seus sistemas de armas.

Também estão na proposta sanções contra a Guarda Revolucionária do Irã, em resposta ao suposto fornecimento de drones Shahed, e contra propagandistas e comandantes militares russos.

Von der Leyen acusou o presidente russo, Vladimir Putin, de estar "travando guerra no espaço público com propagandistas e redes de desinformação" que "espalham mentiras para polarizar" as sociedades ocidentais.

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, também enfatizou a necessidade de fornecer mais munições à Ucrânia.

Na terça-feira, o escritório de assuntos humanitários da ONU e a agência de refugiados da ONU lançaram um apelo conjunto para arrecadar US$ 5,6 bilhões para ajudar os afetados pela invasão da Rússia na Ucrânia.

As agências disseram que os fundos são necessários para fornecer alimentos, assistência médica e outras formas de assistência às pessoas na Ucrânia e também para ajudar refugiados ucranianos e 10 países que os acolhem.

Fontes